Jornal Alcar - Nº 35 - Setembro 2016

Editorial

A Alcar vem conquistando a cada evento promovido um número maior de participantes. O interesse de pesquisadores, em todos os níveis de formação, pelas atividades desenvolvidas pela associação demonstra o reconhecimento das iniciativas desenvolvidas pela Alcar. Leia Mais.

 

Especial

Grupos Temáticos da Alcar passam por atualização 

logo alcar

 

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, Alcar, passou por uma reformulação nos seus Grupos Temáticos. Houve a divisão do GT de Audiovisual e Visual, atendendo a uma proposição do próprio grupo. A separação do GT deu origem aos grupos História das Mídias Audiovisuais e História da Mídia Visual,  que passam a ser coordenados pelas professoras Ana Paula Goulart Ribeiro e Silvana Louzada. Leia Mais.  

 

Notícias  

Palestra com Néstor García Canclini no Comunicon

comunicon

O Prof. Dr. Néstor García Canclini, da  Universidad Autónoma Metropolitana (UNAM), México, é um dos nomes confirmados entre os conferencistas do Comunicon 2016. O pesquisador em sua extensa produção acadêmica, se destaca por obras publicadas em diversas línguas relacionadas aos estudos da comunicação e questões culturais latino-americanas. Para o evento Canclini irá ministrar a Conferência Magna com o título “Do consumo ao acesso: velhos e jovens na comunicação”. Leia Mais. 

 

Rápidas

Prorrogada a chamada de trabalhos do VI Encontro da Ulepicc Brasil

null

O VI Encontro Nacional da ULEPICC Brasil prorrogou o prazo para o envio de trabalhos, os interessados podem enviar propostas até o dia 10 de outubro. O evento,  será realizado de 9 a 11 de novembro em Brasília/DF.  Os interessados deverão enviar resumo expandido, de em média 500 palavras, salvo em PDF, tendo como nome do arquivo o sobrenome do autor ou autores, para o e-mail: ulepiccbrasilia@gmail.com.

O encontro deste ano tem como tema a "Mídia, poder e a (nova) agenda do capital". Os interessados em enviar trabalho devem escolher um dos sete GT do congresso, sendo eles: GT1 – Políticas de comunicação, GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa, GT3 – Indústrias midiáticas, GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura, GT5 – Teorias e temas emergentes e GT6 – Ética, política e epistemologia da informação. Os estudantes de graduação podem enviar trabalho para o GT7- Iniciação Científica em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura.

Para maiores informações, acesse o site do evento: https://ulepiccbrasilia.com/2016/09/29/inscricoes-prorrogadas-para-1010-para-envio-de-trabalhos/

Chamada de trabalho para o II Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma

null

O II Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma está com uma nova data para a submissão de trabalhos. Os resumos expandidos podem ser enviados até o dia 21 de outubro. O evento vai acontecer na ESPM de São Paulo nos dias 21 e 22 de novembro de 2016

O evento é uma organização do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado da ESPM/SP em parceria com o Mestrado Profissional em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba.  Para maiores informações clique aqui.

 

Revista Rádio-Leituras prorroga chamada de artigos

 

null

A Rádio-Leituras recebe até o próximo dia 15 de outubro artigos para a sua nova edição. A revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo e conta com o apoio do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom.

A revista aceita artigos de doutores, doutorandos e mestres. Mestrandos e especialistas podem submeter textos em co-autoria com doutores. Para acessar a revista clique aqui

 

Livros 

Eduardo Coutinho em Narrativas

livro eduardo coutinho

O Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas da Universidade de Sorocaba lançou durante o X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura o livro Eduardo Coutinho em Narrativas. Eduardo Coutinho, que faleceu em 2014, foi um cineasta paulista considerado um dos maiores documentaristas brasileiro.  Leia Mais.

 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Vinicius Ferreira 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br