Jornal Alcar - Nº 37 - Novembro 2016

Editorial

A Revista Brasileira História da Mídia (RBHM) completou quatro anos de publicação. Reconhecida no campo da comunicação e com foco na relação entre mídia e história, a revista compartilha conhecimentos produzidos em diversas áreas do país e do mundo. Leia Mais.

 

Especial

Contra a PEC 55 (antiga PEC 241)

logo alcar

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR é vigilante aos acontecimentos no campo da pesquisa e da educação do país. Dessa forma, compartilhamos e nos unimos aos registros de repúdio à PEC 55 (antiga PEC 241), de diversas instituições, universidades, sociedades científicas e grupos ligados ao ensino e pesquisa no Brasil. Leia Mais.


Notícias  

Revista Brasileira de História da Mídia recebe trabalhos até 30 de novembro 

chamda rbhm

A Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) recebe, até o dia 30 de novembro de 2016, trabalhos para o dossiê História da Mídia Regional. A proposta dessa edição é dar visibilidade à histografia a respeito das mídias brasileiras. Leia Mais. 

 

Portugal será sede de congresso da Asociación Historiadores de la Comunicación

congresso portugal

A Universidade do Porto (Portugal) realiza o XV Congreso de Asociación Historiadores de la Comunicación com o tema central Comunicación y espectáculo. O evento está agendado para os dias 14 e 15 de setembro de 2017, como parte das comemorações do 25o aniversário da Asociación de Historiadores de la Comunicación. Leia Mais. 

 

México realiza evento sobre Memória e História Oral

historia oral mexico

O “II Simposio Internacional Comunicación y Cultura: Problemas y Desafíos de la Memoria e Historia Oral” abriu prazo para submissão de rerumos nos Grupos de Trabalho. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de abril de 2017, na Universidade de Colima, do México, e concentrará debates em: “Comunicación y cultura”, “Memoria y comunicación” e “Historia Oral y la Interdisciplinariedad”. Leia Mais.


Rápidas

Socicom realiza VII Seminário de Integração Institucional

 seminario sosicom

O VIII Seminário de Integração Institucional Socicom será ralizado no dia 09 de dezembro de 2016, das 9 às 16 horas, na Sala da Congregação - Prédio Central - 1º. andar, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O tema central do evento é: “As contribuições das associações científicas e acadêmicas de Comunicação nos avanços e fortalecimento das  áreas das Ciências da Comunicação no Brasil”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente através do envio de um e-mail com as seguintes informações: nome completo, nome da instituição e telefone para contato para: contato@socicom.com.br; diretoriaadministrativa@socicom.org.br. Mais informações sobre  evento em: www.socicom.org.br ou através do e-mail: contato@socicom.com.br, com Haline, ou pelo telefone: (11) 3091-8204, das 9 às 13 horas.

Sobre Socicom

A Socicom, Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação, foi criada no dia 02 de setembro de 2008, com a meta de desenvolver ações destinadas à consolidação da Comunicação como Grande Área de Conhecimento, atuando junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, bem como os órgãos reguladores e avaliadores do ensino superior em nível de graduação e pós-graduação. 


Pensacom 2016 debate o pensamento comunicacional brasileiro em São Paulo

seminario sosicom

Com o tema central ˜De volta ao futuro”, o Pensacom Brasil 2016 será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Nesta edição proposta é promover o debate sobre o pensamento comunicacional brasileiro a partir da celebração dos 70 anos do SESC, os 50 anos da ECA-USP, os 20 anos do Doutorado em Comunicação da UMESP, os 20 anos da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e os 40 anos da Intercom.

O Pensacom Brasil recebeu, para sua edição de 2016, cerca de 120 trabalhos, distribuídos entre seus oito GTs: Pensamento Comunicacional; Folkcomunicação; Comunicação e Saúde; Comunicação Eclesial; Comunicação e Política; Comunicação Digital e Tecnologias; Comunicação e Consumo; e Comunicação Popular e Alternativa. Os trabalhos são de diversas instituições de ensino superior do país.

O evento é promovido por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo. 


Congresso Brasileiro de Sociologia recebe trabalhos até 12 de dezembro

seminario sosicom

Está aberto até 12 de dezembro o prazo para inscrição de artigos ao 18o Congresso Brasileiro de Sociologia, a ser realizado de 26 a 29 de julho  de 2017, em Brasília (DF). São 41 Grupos de Trabalhos disponíveis para os interessados.

A novidade para área de comunicação é que os pesquisadores da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) que trabalham com sociologia do jornalismo podem propor textos especialmente para o Grupo de Trabalho Ocupações e Profissões. Mais informações em: http://sbs2017.com.br/?page_id=187

 

Livros 

O Jornalismo Sensacionalista na Imprensa Gaúcha

LIVRO

De autoria do jornalista Fábio Rausch, a obra  “Jornalismo Sensacionalista na Imprensa Gaúcha” se propõe a codificar o sensacionalismo, a apartir de uma perspectiva de níveis. Leia Mais. 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br