Encontro ALCAR terá programação extensa nos três dias de evento

Logo Alcar Nacional 2017

O XI Encontro Nacional de História da Mídia, que ocorrerá entre os dias 08 e 10 de junho, proporcionará aos participantes uma vasta e interessante programação. Serão realizadas 13 mesas temáticas durante os dias do evento, com palestrantes de diversas regiões do país, além de estrangeiros, que debaterão temas situados entre a comunicação e história.

 

Dia 08 de junho

As seis primeiras mesas Temáticas serão realizadas no primeiro dia do evento. A mesa 01, com o tema: 80 Anos da APP-SP – Associação dos Profissionais de Propaganda, terá participação dos professores: Ênio Vergeiro, Selma Peleias Felerico Garrini e Adolpho Queiroz, sendo mediada por Vanessa Molina.

 

A mesa 02: Comunicação Corporativa e a Memória Institucional, contará com os pesquisadores Wilson da Costa Bueno, Heloiza Matos e Cláudia Moura, mediada por Tyciane Vaz. Enquanto a mesa 03: História do Campo Comunicacional- Brasilianistas e Brasileiríssimos, terá como palestrantes: professor José Marques de Melo, Sônia Jaconi, Ana Maria Fadul, Iury Parente, e como mediador Perrotti Pietrangelo Pasquale.  Essas três mesas temáticas terão início às 14 horas.

 

A mesa 04, com início às 16 horas, debaterá o tema: Navegando pela história da propaganda no Brasil, Maria Berenice Machado / Norberto Gaudêncio / Luís Cama, e mediador Marcos Duarte. A mesa 05, também com início às 16 horas, e com tema Periodização da História: revisão crítica, terá os palestrantes César Bolaño, Verlane Aragão Santos e Anita Simis, além da mediadora Aline Strelow. A mesa 06, cujo tema será: A influência do rádio na construção das memórias coletivas e histórica, reunirá as pesquisadoras estudiosas nesse veículo de comunicação, Nair Prata, Nelia Del Bianco e Lenize Vilaça, e a mediadora Andrea Santos.

 

Dia 09 de junho

Às 8h30, a mesa 07 debaterá: Das ideias de Steve Johnson à era da publicidade digital, com José Maurício Moreira da Silva, Fred Utsunomiya , Fernanda Nard, sendo mediada por Valéria Bussola. No mesmo horário, terá a mesa 09, História, Jornalismo e Literatura: interfaces, com Antônio Hohlfeldt , Denilson Botelho , Mário Fernandes e Marisa Lajolo,  e mediação de José Ribamar Ferreira.

 

Às 10h30, a mesa 10, intitulada de Manipulação midiática na história do jornalismo brasileiro, terá um representante da Associação Brasileira de Imprensa, Denise Cristine Paiero, Cicélia Pincer Batista  e Marcia Detoni, além da mediação de André Cioli Taborda Santoro. Nesse mesmo horário, serão realizadas mesas 11 e 12. A mesa 11, cujo o tema é Comunicação e Marketing na Contemporaneidade, terá os palestrantes Celso Figueiredo, Patricio Dugnani e Rogério Bandeira, sendo mediada por Rogério Martins.

 

A mesa 12, História e Manipulação Midiática. contará com a presidente da Intercom, Marialva Barbosa, pesidente da ALCAR, Ana Regina Rêgo, e o jornalista catalão e doutor em História Jaume Guillamet e o doutor pela Universidad Complutense de Madrid, Alberto Peña Rodriguez.

 Dia 10 de junho

 

A mesa 08 será realizada no ultimo dia do evento, com o tema Historicidade dos Processos Comunicacionais, com palestras de Ana Paula Goulart, Bruno Leal e Itânia Gomes, mediadas por Igor Sacramento. No mesmo horário, às 8h30, será realizada a mesa 13, com título: 100 anos da Revolução Russa: mídia, imaginários, representações e temores, com Álvaro Nunes Larangeira, André Arruda e Sérgio Gadini, sendo mediada por Rafael Tassi Teixeira.

Ações do documento
registrado em: , ,

chamada alcar nacional 2017

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br