Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Jornal Alcar - Nº 42 - Abril 2017

Editorial

A ALCAR está na reta final dos preparativos para XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, que será realizado de 08 a 10 de junho. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo – SP, será sede do grande evento, que reunirá pesquisadores de todas regiões do Brasil para debater os estudos relacionados aos processos históricos da mídia, em torno da temática geral: “Manipulações midiáticas em perspectiva histórica”.Leia Mais.

 

Institucional: Especial Encontro ALCAR 2017

Peter Burke fará a conferência de abertura do Alcar 2017

PeterBURK

O historiador inglês Peter Burke já confirmou presença no XI Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar 2017. Ele fará a palestra de abertura do evento, agendada para o dia 08 de junho, às 20h. O encontro será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie e terá como tema central as manipulações midiáticas em perspectiva histórica, assunto que será abordado na conferência de Burke. Leia Mais. 

 

 Mais de 300 trabalhos estão inscritos no ALCAR 2017

Logo simples alcar 2017

A ALCAR contabilizou mais de 300 trabalhos inscritos nesta edição do Encontro Nacional de História da Mídia. As pesquisas serão apresentadas nos Grupos Temáticos (GTs). Os autores que submeteram trabalhos no evento receberão as cartas de aceite até o dia 13 de maio. Leia Mais. 

 

 Encontro ALCAR terá programação extensa nos três dias de evento

Logo Alcar Nacional 2017

O XI Encontro Nacional de História da Mídia, que ocorrerá entre os dias 08 e 10 de junho, proporcionará aos participantes uma vasta e interessante programação. Serão realizadas 13 mesas temáticas durante os dias do evento, com palestrantes de diversas regiões do país, além de estrangeiros, que debaterão temas situados entre a comunicação e história.. Leia Mais.


Agência oficial do evento, Levitatur, tem dicas de passagens e hospedagens

sp

A ALCAR conta com a colaboração de uma agência de viagens oficial para o evento. Os participantes podem verificar opções de passagens e hospedagens com a Levitatur. Veja no site da agência as informações e dicas  de hospedagens e passagens: http://www.levitatur.com.br/alcar-2017/pt-br/625 

Confira também todas as dicas no guia de viagem do Encontro:  http://www.alcar2017.com.br/hospedagem/


Notícias

Master da Universidade Pompeu Fabra realiza Conferência sobre história

master

O curso de Máster Universitario en Investigación en Historia de la Comunicación, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) realizará no próximo dia 27 de abril a Conferência La historia, valor de presente y de futuro”. Será proferida pelo Dr. Jaume Guillamet. Leia Mais.

 

Rápidas

Chamada de Trabalhos: 3º Seminário Internacional desfazendo o gênero

desfazendo genero 3

O 3º Seminário Internacional Desfazendo o Gênero recebe propostas de comunicações de para apresentação nos Seminários Temáticos. O prazo para envio segue até 07 de maio.

O evento acontecerá em Campina Grande, na Paraíba, de 10 a 13 de outubro de 2017, sob o título: “Com a Diferença Tecer a Resistência”.

Esta edição está sob a responsabilidade do Núcleo de Investigações e Intervenções em Tecnologias Sociais/NINETS, da Universidade Estadual da Paraíba.

Para mais informações sobre o envio de propostas, acesse: http://desfazendogenero.com/, na aba Submissão de Propostas.


Prêmio Luiz Beltrão recebe indicações até 30 de abril

luiz beltrão

Encerra, no próximo dia 30 de abril, o período de indicações ao Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, que podem ser feitas por sócios da Intercom e por toda a comunidade acadêmica.

O prêmio foi criado pela Intercom há 20 anos, como reconhecimento a pesquisadores e instituições de destaque na área da comunicação. As indicações podem ser feitas por meio do link: http://intercom.org.br/sis/eleicao/2017/premio/index.asp.


Congresso sobre Culturas será realizado em Portugal

congresso internacional sobre culturas

O III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia, que acontecerá na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, de 23 a 25 de novembro, recebe trabalhos até o dia 30 de abril.

Os resumos devem ter no máximo 500 palavras. Os interessados devem enviar através do formulário disponível no site do evento:http://www.3congressoculturas.pt/index.php/comunicacoes/chamada-de-trabalhos/.

 

Livros 

Pesquisas em comunicação Pública e Política: vertentes teóricas e metodológicas 

ebook heloiza matos

Organizado pela professora Heloiza Matos, o livro é fruto das pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa Comunicação Pública e Comunicação Política – COMPOL, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e CNPq. A obra será lançada no Abrapcorp de 2017, em Belo Horizonte, no período de 16 a 19 de maio. Leia Mais. 

 

Origens do pensamento acadêmico em jornalismo: Alemanha, União Soviética e Japão

livro

De autoria do pesquisador Francisco Rüdiger e editado pela Insular, a obra Origens do pensamento acadêmico em jornalismo: Alemanha, União Soviética e Japão relata as origens do estudo acadêmico do jornalismo. Leia Mais.


Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

chamada alcar nacional 2017

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br