Peter Burke fará a conferência de abertura do Alcar 2017

PeterBURK

O historiador inglês Peter Burke já confirmou presença no XI Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar 2017. Ele fará a palestra de abertura do evento, agendada para o dia 08 de junho, às 20h. O encontro será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie e terá como tema central as manipulações midiáticas em perspectiva histórica, assunto que será abordado na conferência de Burke.

Referência em história da mídia, Burke é professor emérito da Universidade de Cambridge. Ao longo da carreira, atuou também nas universidades de Sussex, Essex e Princeton. O doutorado foi realizado na Universidade Oxford. No Brasil, foi professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, na década de 90.

Os estudos de Burke centram-se na Europa moderna, com foco na história da cultura e na história contemporânea, com contribuições importantes também no âmbito da Teoria da História. Sua produção acadêmica é vasta e a maioria de seus livros circula no Brasil em versões em português. Entre eles, estão: Cultura popular na idade moderna (1978), Escola dos Anais (1990), O que é História Cultural (2005), Variedades da História Cultural (2000), O Renascimento Italiano (1972), A arte da conversação (1992), A fabricação do rei (1994), A Renascença europeia – centros e periferia (1998) e História social da mídia (Burke e Briggs, 2004).

 Neste último, os autores destacaram a importância do passado em relação ao presente, “trazendo a história para o interior dos estudos de mídia, e a mídia para dentro da história”. De acordo com José D’Assunção Barros, é possível identificar, na produção de Burke, três grandes fases interdisciplinares – a primeira dedicada ao diálogo da História com a Sociologia, nos anos 1960; a segunda, mais voltada aos diálogos com a Antropologia, a partir do final dos anos 1970; e a terceira, mais recentemente, com atenção voltada às zonas de intersecção com as Ciências da Comunicação e com a Linguística.

Confirmando sua afinidade com a temática do Alcar 2017, Peter Burke, ao aceitar o convite da organização do evento, ressaltou que gosta muito do tema manipulações midiáticas e que pretende retomar reflexões sobre a mídia na Europa moderna.

Informações no site www.alcar2017.com.br.

Ações do documento
registrado em: , ,

chamada alcar nacional 2017

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br