Jornal Alcar - Nº 43 - Maio 2017

Editorial

Faltam apenas 13 dias para o XI Encontro Nacional de História da Mídia, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo - SP. São muitas expectativas positivas em torno da 11ª edição do evento.

A ALCAR preparou uma vasta programação para os participantes entre os dias 08 a 10 de junho, em torno do tema principal: “Manipulações midiáticas em perspectiva histórica”. Serão 13 mesas temáticas, além da palestra de abertura com o historiador inglês Peter Burke, lançamentos de livros e Grupos temáticos.Leia Mais.

 

Institucional: Especial Encontro ALCAR 2017

Inscritos devem realizar pagamento até dia 30 de maio

prazo para pagar

As pessoas que se inscreveram no XI Encontro Nacional de História da Mídia têm até o dia 30 de maio para efetuar o pagamento da taxa. Para confirmar a presença no evento é necessário enviar o comprovante de depósito/transferência para o email: historiadamidiaalcar2017@gmail.com. Leia Mais. 

 

Professores do Mackenzie terão homenagem póstuma durante o evento

Logo simples alcar 2017

A ALCAR realizará homenagem aos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ângela Schaun e Alexandre Huady Torres Guimarães, falecidos nos anos de 2016 e 2017, e que prestaram relevantes trabalhos na pesquisa científica. A homenagem será realizada no dia 09 de junho, durante a programação do XI Encontro Nacional de História da Mídia, Leia Mais. 

 

Prêmio José Marques de Melo incentiva pesquisas sobre história da comunicação

 JMM FOTO

Durante o XI Encontro Nacional de História da Mídia acontecerá a 4ª edição do Prêmio José Marques de Melo. A premiação é uma forma de estimular e reconhecer a pesquisa dos processos e das práticas comunicacionais entre os alunos de graduação a partir de um viés histórico. Leia Mais.


Notícias

II Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura reúne pesquisadores do RJ

epcc casa rui barbosa

O "II Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura" será realizado no dia 05 de junho de 2017, às 14h, na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O evento acontece tem o objetivo de reunir pesquisadores das áreas de economia política da comunicação e da cultura e da sociedade civil para analisar e debater o campo, criando espaços de interlocução e troca entre pesquisadores e ativistas. Leia Mais.

 

XII Eclesiocom: inscrições até 15 de junho

eclesiocom 2017

 

A XII Edição da Eclesiocom (Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial) está com inscrições abertas para trabalhos até 15 de junho de 2017. A edição 2017 será realizada na PUC-Campinas no dia 17 de agosto de 2017, com tema "Novos paradigmas da comunicação e sua incidência na transmissão e vivência da fé". Leia Mais.

 

XV Congresso IBERCOM abre chamada de trabalhos

ibercom 2017

 

A15º edição do Congresso IBERCOM será realizado de 16 e 18 de novembro de 2017, na Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, com o objetivo presente de reafirmar o espaço ibero-americano de reflexão e debate dos estudos de Comunicação. Leia Mais.

 

Jornadas em Portugal discutem Patologias e Disfunções da Democracia

labcom ifp

 

O LabCom.IFP, Universidade da Beira Interior, Portugal, abriu chamada para submissão de trabalhos a serem apresentados durante as Jornadas Internacionais "Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático", nos dias 26 e 27 de Outubro na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Leia Mais.

 

Rápidas

Prazo para chamada de artigos para Revista Rádio-Leituras encerra em 15 de junho

revista radio e leitura

Segue até próximo dia 15 de junho a chamada de artigos da Revista Rádio-Leituras. Podem ser submetidos originais em português, inglês ou espanhol.

Rádio-Leituras é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pelo Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo e conta com o apoio do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom.

Para mais informações sobre as diretrizes, assim como as edições anteriores, acesse o site: http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras. Informações também podem ser obtidas pelo email radio leituras@gmail.com.


Congresso debate Culturas Musicais, Sonoridades e Indústrias Criativas

unisinos

O V Congresso de Comunicação & Música está com chamada abertas para interessados emapresentar trabalhos. Pesquisadores, graduandos/graduados, especialistas, mestrandos/mestres e doutorandos a participar podem submeter resumos ampliados para os Grupos de Trabalho do Congresso, a realizar-se entre os dias 01 e 03 de agosto, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), campus São Leopoldo. O tema do evento é Culturas Musicais, Sonoridades e Indústrias Criativas.

As submissões de propostas devem ser feitas exclusivamente para o e-mail dos GTs através de um resumo ampliado (cerca de 500 palavras), contendo também título, nome completo, filiação institucional, e-mail de contato e palavras-chave (3 a 4). Trabalhos que discutam outras questões relacionadas à produção, circulação e consumo de música também poderão ser submetidos.

Serviço:

Submissão dos resumos expandidos: até 02/06/17

Divulgação dos resultados das submissões: 02/07/17

Inscrições: de 02/06/2017 a 28/07/17

Informações gerais sobre o congresso pelo e-mail: vcomusica@gmail.com


ICOM 2017 será realizado em Cuba

icom 2017

O IX Encontro Internacional de Pesquisadores e estudiosos da Informação e da Comunicação (ICOM 2017) será realizado no Palácio das Convenções, em Havana (Cuba), nos dias 13 a17 novembro 2017.

Serviço:
ATÉ 15 DE JUNHO: envio de resumos através do site www.icomcuba.com
15 DE JUNHO-15 DE JULHO: envio de texto completo
15 DE SETEMBRO: notificação de aceitação

 

Universidade do Minho sedia Congresso Internacional sobre Culturas

III Congresso sobre culturas


 

O III Congresso sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia, será realizado na Universidade do Minho, em Braga, entre 23 a 25 de novembro de 2017.

Mais informações:

http://www.3congressoculturas.pt/index.php/comunicacoes/chamada-de-trabalhos/

 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br