Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Jornal Alcar - Nº 47 - Setembro 2017

Editorial

A ALCAR surgiu 2001 com a passagem dos 200 anos de imprensa no Brasil. À época pretendia promover uma rede de pesquisadores a fim de estimular a produção de conhecimento nacional sobre a história da mídia. Passaram-se 16 anos e, nesta trajetória, a entidade consolidou-se no sentido de congregar pesquisadores e profissionais interessados em estudos avançados nos processos históricos da mídia. Leia Mais. 

 

Notícias

Portugal sedia o Congresso da Associación de Historiadores de la Comunicación 

evento portugal

Foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro o XV Congresso da Associação de Historiadores de Comunicação, na Universidade do Porto, em Portugal. O evento teve como tema central: “Comunicación y Espectáculo”, em comemoração ao 25º a aniversário da Associación de Historiadores de la Comunicación. Leia Mais. 

 

Revista Brasileira de História da Mídia recebe artigos em fluxo contínuo

chamada fluxo continuo rbhm

A Revista Brasileira de História da Mídia recebe artigos em caráter contínuo para publicação nas próximas edições. São publicadas produções acadêmicas de pesquisadores da área da comunicação, da história e outras visando também aprimorar as discussões em torno de questões históricas dos meios de comunicação em geral. Leia Mais. 

Revista Famecos lança dossiê sobre a historicidade dos processos comunicacionais

 revista famecos

A Revista Famecos, ligada a Faculdade de Comunicação da PUC-RS, lançou em sua última edição um dossiê especial sobre as dinâmicas das historicidades dos processos comunicacionais com enfoque voltado para  reflexão sobre o contexto. Os artigos que compõem o dossiê são o resultado do trabalho conjunto dos pesquisadores que compõem a rede “Historicidades dos processos comunicacionais”, que é constituída por sete grupos de pesquisa de diferentes Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país: Fiocruz, UFBA, UFOP, UFMG, UFPI, UFRB e UFRJ. Leia Mais.   

  

Rápidas

Mestrado na UFPI está com inscrições abertas para processo seletivo

UFPI logo

O Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal do Piauí está com processo seletivo aberto até próximo dia 18 de outubro, para o ingresso no curso de mestrado em Comunicação 2018.

Estão disponíveis 16 vagas, sendo três destinadas ao Programa de Capacitação Interna da UFPI e duas à política de cotas nas pós-graduações para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Essa será a 8ª Turma do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, com início de aulas previsto para o primeiro período letivo de 2018. São oito vagas para a Linha de Pesquisa Processos e práticas no jornalismo e oito vagas para a Linha de Pesquisa Mídia e produção de subjetividades.

Mais informações no link: http://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=369.

 

Inscrições para Seminário Internacional de Mediatização e Processos Sociais

seminário midiatização e processos sociais

O I Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais será realizado em abril de 2018, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, em São Leopoldo (RS). As inscrições estão abertas para doutores, mestres, alunos de pós-graduação e graduandos com pesquisa relacionada à temática do evento. 

O seminário tem por objetivo reunir e fomentar o debate a partir das diferentes perspectivas dos estudos de midiatização. A submissão de resumos acontece entre os dias 01 de novembro e 15 de dezembro de 2017. As inscrições seguem até dia 30 de janeiro de 2018.

Mais informações por email: midiatizacao@gmail.com e site:  http://www.midiaticom.org/seminariointernacional/

 

 ALAIC 2018 acontece em Costa Rica

seminário midiatização e processos sociais

De 30 de julho a 01 de agosto de 2018 será realizado o XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Counicación – ALAIC. O prazo para submissão de propostas de trabalho iniciou diz 15 de setembro e segue até dia 15 de dezembro de 2017.

São 19 Grupos Temáticos, com o propósito de canalizar os interesses de pesquisa e projetar os resultados dos esforços acadêmicos dos participantes.

 

Sobre ALAIC

A ALAIC foi criada em novembro de 1978 em Caracas, Venezuela, por um grupo de pesquisadores da região com o objetivo de articular uma comunidade acadêmica para refletir sobre as diversas questões no campo da comunicação. A instituição promove o desenvolvimento da pesquisa de comunicação na América Latina e busca a consolidação de uma comunidade acadêmica que se reproduza em condições de liberdade, qualidade e colaboração permanente.

Todas as informações sobre o Congresso em: http://alaic2018.ucr.ac.cr/

 

La Asociación Española de Investigación de la Comunicación realiza Congresso

comunicacion & conocimiento

A Associação Espanhola de Pesquisa em Comunicação realizará o VI Congresso Internacional,  na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca, de 26 a 29 de junho de 2018, com o lema "Comunicação e Conhecimento".

Na oportunidade, será celebrado o VIII Centenário da Universidade de Salamanca, com a finalidade de promover diálogos sobre Comunicação e Conhecimento no sentido amplo da palavra.

Mais informações no site: http://www.aeicsalamanca2018.org/

 

Simpósio sobre cinema e animação abre chamada de trabalhos

O Simpósio Cinema e Animação: Perspectivas, Hibridações e Poéticas será realizado dentro da programação do VI Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, nos dias 21 a 23 de novembro, no DECOM/PPGCOM da UFPR, em Curitiba, Paraná. O prazo para envio de resumos se encerra no próximo dia 14 de outubro, por e-mail:  simposioscine@gmail.com. Não será cobrada taxa de inscrição.

O simpósio propõe um espaço para a discussão de trabalhos que compreendem a relação entre cinema e animação a partir de investigações que contemplem o diálogo entre as duas áreas, perpassando a estética, o estilo, a narrativa, como também a questão da poética, da sonoridade, do gênero e do discurso, assim como as relações estabelecidas entre identidade contemporânea, produção, distribuição e consumo dessas narrativas audiovisuais na perspectiva do atual panorama social/político/econômico/cultural e novas configurações midiáticas.

 Local:

- Simpósios e Mesas: DECOM/PPGCOM da UFPR - Rua Bom Jesus, 650, Bairro Juvevê, Curitiba-PR.

- Mostras de Filmes: Cine Guarani - Espaço Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3430, Bairro Portão, Curitiba-PR

 

 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

chamada alcar nacional 2017

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br