Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Jornal Alcar - Nº 48 - Outubro 2017

Editorial

Com o intuito de fomentar o desenvolvimento científico e aproximar pesquisadores, estudantes e profissionais, a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) realiza encontros nacionais e regionais de modo intercalado a cada dois anos. Nesse sentido, para a realização dos regionais, estão confirmados quatro estados que receberão o evento: Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife (PE), ALCAR Nordeste; Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Belo Horizonte (MG), ALCAR Sudeste; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria (RS), ALCAR Sul; e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus (AM), ALCAR Norte. Em breve, será divulgada a instituição e estado que receberá o encontro da região Centro-Oeste. Leia Mais. 

 

Institucional: 

Revista Brasileira de História da Mídia recebe artigos em fluxo contínuo

chamada fluxo continuo rbhm

A Revista Brasileira de História da Mídia recebe artigos em caráter contínuo para publicação nas próximas edições. São publicadas produções acadêmicas de pesquisadores da área da comunicação, da história e outras visando aprimorar as discussões em torno de questões históricas dos meios de comunicação em geral. Leia Mais. 


Notícias

Evento em Curitiba discutiu o ensino de jornalismo nos dias 26 e 27 de outubro

IV Encontro Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej/FNPJ) reuniu professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para participarem do IV Encontro Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo. O evento, que aconteceu no campus Juvevê da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, foi realizado entre os dias 26 e 27 de outubro de 2017. O tema desta edição foi "O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público". Leia Mais.

 

Programa de Integração da América Latina discute a representação midiática sobre o Paraguai na USP

PROLAM

O Programa de Integração da América Latina (PROLAM) promove no dia 07 de novembro, às 18h, na FFLCH/USP um debate sobre o Paraguai. O evento é parte do Ciclo Encuentros, que organiza discussões sobre países da região. Leia Mais. 

 

Revista de Cultura Audiovisual abre chamada de trabalhos com enfoque para  abordagem histórica

revista significação

A Revista de Cultura Audiovisual divulgou o call for papers para seus próximos dossiês. O primeiro (Número 50) será publicado no segundo semestre de 2018 e terá como tema "Os anos 1968 no cinema". O segundo (Número 51), com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019, abordará como temática a "História, cinema e televisão: dimensões históricas do audiovisual". Leia Mais. 

  

Rápidas

FAMECOS é aceita para indexação na Coleção Scielo Brasil

revista famecos

A Revista Famecos produzida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi aceita para indexação na Coleção Scielo Brasil. A equipe editorial vem adaptou suas normas desde 2014, buscando ser indexada em grandes portais. No primeiro semestre deste ano, foi indexada pelo Redalyc. O SciELO contribui para o aumento sistemático e sustentável da visibilidade, acessibilidade, qualidade, credibilidade, uso e impacto nacional e internacional de periódicos de qualidade por meio de sua indexação, publicação e interoperabilidade na Web em coleções nacionais, regionais, globais ou temáticas.

 

Reabertura do Prêmio Vale-CAPES concede até 100 mil reais para pesquisador

capes logo 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) informa a reabertura de inscrição para o Prêmio Vale-CAPES de Tecnologia e Inovação. A premiação é dividida em duas categorias: Emérito, o vencedor recebe da VALE um auxílio de R$ 100 mil; e Jovem Pesquisador, será concedido o valor de até R$ 40 mil ao aos cientistas com idade de até 35 anos.

Nesta edição, o prêmio destaca pesquisadores cujos trabalhos tenham aplicação efetiva na resolução de problemas reais relativos a ecologia e conservação da natureza. A cerimônia de premiação acontece no dia 13 de dezembro, na sede da CAPES, em Brasília.

Mais informações e consulta ao edital, confira no site: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8588-premio-a-pesquisadores-reabre-inscricoes 

 

IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias das Audiências de Mídia acontece nos dias 30 e 31 de outubro em Brasília

unb logo

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Universidade de Brasília (UnB) realiza o IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias das Audiências de Mídia.

A programação conta com a participação diversificada de palestrantes nacionais e internacionais como Laurindo Leal Filho, Joseti Marques, Caio Tulio Costa, Luiz Iasbeck, Rafiza Varão, Madalena Oliveira, Liziane Guazina, José Eduardo Elias Romão, Luiz Martins da Silva, Marcelo Beraba, Cynthia Ottaviano, Beatriz Solis, Gabriel Sosa Plata, Lucy Garza, Nathalia Rojas Zuñiga e Adriana Solórzano.

Junto com as palestras e debates, há espaço para apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e profissionais e uma jornada dedicada a graduandos.

Mais informações, por meio do e-mail: congressooid2017@gmail.com

 

IV Colóquio do Grupo MODOS: submissão de resumos até o dia 30 de outubro

grupo modos

Nos dias 20 e 21 de novembro a Facultade de Ciencias da Comunicación, em Santiago de Compostela, realizará o I Congreso Internacional da Asociación Galega de Investigadoras e Investigadores en Comunicación

O evento terá como tema: “Alén das Fronteiras: redes na diversidade”. Para informações completas, acesse o site: http://www.agacom.org/congreso-2017.

Submissão de resumos para o evento Research Values até o dia 01 de novembro

O Workshop Research Values, que acontece entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2018, tem por intuito contribuir para o festival transmidiático de 2018, que se realiza sob o título “Face Value”. Os inscritos no evento participaram de seminários fechados e conversações no recém fundado Centro de Estudos de Mídia em Potsdam, Alemanha.

Os trabalhos enviados ao workshop refletem e ampliam o tema do festival, que interroga valor e valores na mídia contemporânea e na cultura digital, e questiona mudanças culturais e tecnológicas no contexto da economia e da mudança dos sistemas de valores. Os tópicos podem incluir as economias de utilidade e despesas que permeiam a cultura digital - moedas, semânticas, identidades e suas inter-relações. Ao mesmo tempo, o workshop levanta a questão de como a pesquisa pode sair de seu próprio ciclo auto-reafirmante, no qual ele desempenha principalmente uma função econômica.

A submissão de resumos segue até o dia 01 de novembro, enquanto o trabalho completo deve ser enviado até 02 de março de 2018.

Mais informações, acesse aqui: https://transmediale.de/content/research-values-call-for-papers.

 

Livros 

Feminino e Plural: Mulheres no cinema brasileiro

livro mulheres no ciema brasileiro

O livro “Feminino e Plural: Mulheres no cinema brasileiro” com organização de Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco consiste em uma coletânea de textos sobre o cinema feminino brasileiro dos primórdios na atualidade. A obra, que foi lançada no dia 18 de outubro no XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos Audiovisuais, já se encontra disponível em diferentes livrarias do país. Leia Mais. 


Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

chamada alcar nacional 2017

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br