Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Jornal Alcar - Nº 49 - Novembro 2017

Editorial

Os pesquisadores em comunicação são movidos por muitos desafios. Um deles, sem dúvida, é trabalhar em uma área interdisciplinar. Na Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia-ALCAR, estamos sempre em um círculo que une a História e a Comunicação, trabalhando para preencher as lacunas e buscando a convergência entre as disciplinas. Leia Mais. 

 

Institucional: 

ALCAR se prepara para os encontros regionais 2018

Alcar logo

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR está envolvida na organização dos cinco encontros regionais, que serão realizados em 2018. O propósito é criar um ambiente de compartilhamento de estudos, para congregar pesquisadores, profissionais e estudantes da Comunicação e de áreas afins, interessados em processos históricos da mídia. Leia Mais. 


Notícias

ECA/USP realiza II Colóquio Internacional de Cinema e História 

historia e audiovisual

 

O II Colóquio Internacional de Cinema e História será realizado 5 e 8 de dezembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O objetivo é de promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. Leia Mais.

 

VIII Encontro Anual da AIM está com chamada aberta

AIM

Até o dia 30 de novembro os interessados em apresentar trabalhos no VIII Encontro Anual da AIM podem enviar suas propostas. O evento será realizado nos dia 16 a 19 de maio de 108, em Aveiro, nas instalações da Universidade de Aveiro, Portugal. Leia Mais. 

 

CCBB de São Paulo apresenta retrospectiva O cinema de John Akomfrah

O cinema de john

Até o dia 4 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo apresenta retrospectiva inédita com os filmes de John Akomfrah, pioneiro na abordagem de vanguarda sobre a diáspora africana no cinema britânico. A mostra é um incentivo ao debate durante o mês da Consciência Negra e traz ao país, pela primeira vez, o renomado historiador da arte Kobena Mercer (Universidade de Yale). Leia Mais. 

Evento reflete temáticas em torno do Dia da Consciência Negra

Estéticas das Resistências

O Fórum “Estéticas das Resistências: africanidades e narrativas diaspóricas” acontece nesta terça-feira (28), a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp (SP). O evento oferece como temas-chave para o presente debate “o pós-colonialismo e o multiculturalismo, a identidade e a diferença, a performance de gênero, as relações étnico-raciais e as estéticas das resistências para a compreensão da arte e da cultura”. Leia Mais.

 

  

Livros 

Trabalho do Pesquisador: Os desafios da Empiria em Estudos de Recepção

trabalh do pesquisador

Fruto de trabalho desenvolvido no GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiáticos da Compós, a obra reúne estudos em recepção, discutindo como fazer, as dores e os desassossegos, os desafios e as conquistas do pesquisador no traçado e na execução cotidiana de seu trabalho. Leia Mais. 

Sentidos da morte: na vida da mídia

sentidos da morte 

 

A obra reúne parte dos resultados da pesquisa “O fluxo e a morte”, apoiada pela Capes (Brasil) e pela FCT (Portugal), e desenvolvida por pesquisadores brasileiros do PPGCOM/UFMG e portugueses vinculados ao Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Leia Mais.


Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

chamada alcar nacional 2017

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br