Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

ALCAR NORDESTE

Alcar Nordeste 2018 

Os 30 anos da Constituição Cidadã será tema de debate na UNICAP 

V Encontro Nordeste de História da Mídia acontece nos dias 16 e 17 de Maio


O Encontro Nordeste de História da Mídia, que está na sua quinta edição, tem como tema ‘Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã’. Mesas redondas, apresentações de trabalhos, lançamento de livros, entre outras atividades irão compor o evento, que acontece nos dias 16 e 17 de maio, na Universidade Católica de Pernambuco.

A mesa de abertura terá o tema “Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã”, e como convidados: Bia Barbosa (Intervozes), Ana Regina Rêgo, presidente nacional da Alcar, José Ferreira Jr, diretor da regional Nordeste da Alcar,  Professora Vera Borges, Professor Helder Remígio, jornalista e pesquisadora Patrícia Paixão (UFPE e Sinjope), mediada por Aline Grego. 

A mesaConsumerismo Digital” será com Fernando Lima, Olga Siqueira, mediação de Fernando Fontanella. Já a mesa “Memória e Cultura Digital, contará com Jacques Barcia, Carol Monteiro, e mediação de Adriana Dória Matos. A mesa “50 anos das TVs Educativas no Brasil”, será composta por Maria Clara Angeiras, autora do livro 50 Anos da TVU, da TV Universitária da UFPE, Goreti Gurgel, diretora da TVU do Rio Grande do Norte e mediação de Stella Maris. 

A programação é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Jogos Digitais e Fotografia da Unicap.

 

Submissão de trabalhos

Podem submeter trabalhos - até o dia 5 de maio - nos grupos temáticos: docentes, pesquisadores e profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação. Ao todo, são nove GTs diferentes coordenados por professores da Universidade Católica de Pernambuco. São eles: GT1 - História do Jornalismo; GT2 - História da Publicidade e da Comunicação Institucional; GT3 - História da Mídia Digital; GT4 - História da Mídia Impressa; GT5 - História da Mídia Sonora; GT6 - História das Mídias Audiovisuais; GT7 - História da Mídia Visual; GT8 - História da Mídia Alternativa; GT9 - Historiografia da Mídia.

A inscrição estão abertas até o dia 5 de maio por meio do site do evento (https://doity.com.br/historiadamidianordeste2018).

 

Oficinas

Jornalismo de Bolso - Kety Marinho

Mídias Táticas - Fernando Fontanella

Roteiro Cinematográfico - Leo Falcão

Light Painting - Renata Victor

Economia Política, Economia Criativa e Comunicação Comunitária - Patrícia Paixão e Paula Velôzo

Lacri - Laboratório de Apresentações Criativas - João Guilherme Peixoto

Análise Crítica da Mídia - Ana Veloso

Ações do documento
registrado em: ,

banner alcar norte 2018

banner alcar sul 2018

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br