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Aberta chamada de trabalhos para livro ALCAR e AHC até 10 de agosto

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A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA  e a ASOCIACIÓN DE HISTORIADORES DE LA COMUNICACIÓN 
convidam aos sócios/interessados das duas instituições( com mensalidades atualizadas),  a enviar textos para o primeiro livro a ser publicado por meio da parceria firmado entre a ALCAR- Brasil e a AHC- Espanha- Portugal.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA

ASSOCIACIÓN DE HISTORIADORES DE LA COMUNICACIÓN

 

 

 CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

 

TEMA

OS DESAFIOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO: entre a historicidade e as lacunas da historiografia

 

Os desafios da pesquisa em História da Comunicação, compreendendo os meios e empresas em seus diversos suportes, os personagens, os contextos, assim como, os processos e as práticas de  um fazer comunicativo e/ou informativo e, obviamente, as transformações que ocorrem na essência de cada prática, a partir de sua relação com a sociedade e das intervenções tecnológicas que se impõe a cada dia; revelam que de forma contumaz os investigadores se debruçam sobre temáticas históricas e sociais que podem ser localizadas no jornalismo e em outras práticas de comunicação; como também, focam em uma história do campo concentrada na história das empresas de comunicação ou de seus personagens mais destacados e/ou polêmicos e, mais raramente, se debruçam sobre a historicidade do campo, procurando descortinar a partir das figuras que compõem a essência de cada prática, traços de historicidade que permanecem no tempo, ou que dele se apartam em determinados contextos.

Nesse sentido e considerando que estamos viajando pelos caminhos da História reconhecemos com Veyne (2010) a natureza lacunar da história enquanto discurso ( historiografia). Reconhecemos com Certeau (2011, p. 41) que a história é um discurso sobre o passado,”[...] um morto que é figura objetiva de uma troca entre vivos”. Como também reconhecemos a importância da operação historiográfica que se estrutura no tripé: lugar social, história enquanto prática e história enquanto escrita (CERTEAU, 2011).

Por outro lado, não podemos desconsiderar os caminhos filosóficos de contestação da historiografia, sobretudo, no campo da história da filosofia que observamos em Hegel (2008) e Heidegger (2005) e que consideram que a história está muito menos na historiografia do que na essência de cada fenômeno por ela analisado, levando Koselleck (2014) a analisar o que viria a ser a historicidade e como esta se insere na historiografia de forma intrínseca.

Nesse sentido, o livro, que a parceria entre a ALCAR e a AHC, pretende publicar tem como objetivo trazer à tona questionamentos acerca das práticas historiográficas realizadas no campo da comunicação, que muitas vezes se concentram nos contextos históricos da sociedade, nos personagens e nas empresas de comunicação e muito menos nos aspectos profundos dos fenômenos comunicativos midiáticos. Como também, tem a intenção de revelar modos de fazer uma nova história para a comunicação, ou, dar visibilidade, a pesquisas iniciais neste sentido.

CRONOGRAMA DE TRABALHO DA EQUIPE ORGANIZADORA

 

- Data limite para envio dos textos                                                   10/08/2018


- Avaliação dos textos recebidos                                                      até 20/09/2018


- Divulgação dos textos aceitos e notificação aos autores selecionados e não selecionados                                                                                            até 21/09/2018

 

- Revisão dos originais pelos autores                                                21/09 a 30/09

- Encaminhamento dos originais para diagramação e edição do livro                                                                                                     01/10/2018

 

FORMATAÇÃO DOS TEXTOS


Os textos, em arquivos doc, docx ou rft, devem estar configurados da seguinte maneira:
- Título em tipo Times New Roman, corpo 12, negrito.
- Nome do autor e uma minibiografia contendo entre 75 e 100 palavras
- Texto em letra Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, recuo de parágrafo de 1,25, margens justificadas.
- Utilizar itálico somente para destaque em palavras no corpo do texto ou palavras em língua estrangeira.
- O tamanho máximo de cada trabalho deve ser de 20 páginas, na formatação indicada. 
- Citações devem ser realizadas de acordo com as normas da ABNT (AUTOR, data ou AUTOR, data, página). Citações com mais de 3 linhas devem ser destacadas do corpo do texto corpo 11, tipo Times New Roman, entrelinhas simples.
- No caso de citações de trabalhos em língua diferente da usada no texto, preferencialmente traduza a citação, inserindo o texto original em nota de rodapé com a indicação (tradução livre) ao final.
- Figuras e imagens, se utilizadas, devem estar em P&B e com resolução em 600 dpi.


ENDEREÇO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

ALCAR: alcar@ufrgs.br

AHC: secretario@ahiscom.org

 

COMISSÃO ORGANIZADORA LIVRO ALCAR-AHC

Ana Regina Rêgo – ALCAR

Antonio Hohlfedlt - ALCAR

Maria Berenice Machado- ALCAR

Jaume Guillamet- AHC

Jorge Pedro Sousa- AHC  

Alberto Peña Rodriguez – AHC

 

 

 

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA (ALCAR)

ASOCIACIÓN DE HISTORIADORES DE LA COMUNICACIÓN (AHC)



LLAMADA DE TRABAJOS PARA PUBLICACIÓN

LOS RETOS DE LA INVESTIGACIÓN EN HISTORIA DE LA COMUNICACION- entre la historicidad y las lagunas de la historiografia

 

 

Los retos de la investigación en Historia de la Comunicación comprenden los medios y las empresas en sus diversos soportes, los personajes, los contextos, así como los procesos y prácticas de las dinámicas comunicativas y/o informativas y, obviamente, las transformaciones que ocurren en la esencia de cada práctica, a partir de su relación con la sociedad y de las intervenciones tecnológicas que determinan también la evolución de los procesos históricos.

Los investigadores abordan temas históricos y sociales que se pueden encontrar en el periodismo y en otras prácticas de la comunicación. Suele suceder que la investigación se centra en una historia del campo de conocimiento, como podría ser la historia de las empresas o de sus personajes más destacados y/o polémicos y, más raramente, en la historicidad del campo, tratando de averiguar los elementos que conforman la esencia de cada práctica, los rastros de historicidad que se mantienen en el tiempo o que de él se apartan en ciertos contextos.

En este sentido y teniendo en cuenta que estamos viajando por los caminos de la Historia, reconocemos su naturaleza lacunar en cuanto discurso historiográfoc sobre el pasado. Como reconocemos también la importancia de la trama historiográfica que se estructura en el trípode formado por la historia como lugar social, la historia como práctica y la historia como escritura.

Por otro lado, no se pueden ignorar los caminos filosóficos de contestación a la historiografía, sobre todo en el campo de la historia de la filosofía donde se observa que la historia está menos presente en la historiografía que en la esencia de cada fenómeno por ella analizados, lo que vendría a ser la historicidad y cómo esta encaja en la historiografía de forma intrínseca.

En ese sentido, el libro conjunto que ALCAR y AHC se proponen publicar tiene como objetivo reformular las preguntas acerca de las prácticas historiográficas realizadas en el campo de la Comunicación que a menudo se concentran en los contextos históricos de la sociedad, en los personajes y las empresas de comunicación, y mucho menos en los aspectos profundos de los fenómenos comunicativos de carácter mediático. Del mismo modo, esta obra tiene la intención de descubrir maneras de hacer una nueva historia para laComunicación, o cuando menos dar visibilidad a trabajos de investigación orientados hacia este horizonte científico.

CRONOGRAMA DE TRABAJO DEL EQUIPO ORGANIZADOR:

- Fecha límite para el envío de textos:                                                           10/08/2018
- Evaluación de trabajos recibidos:                                                                20/09/2018
- Notificación a los autores:                                                                           21/09/2018

- Revisión de los originales por los autores:                                   21/09 a 30/09  

- Diagramación y edición de la obra para envio a imprenta:             01/10/2018

 

 

- Data limite para envio dos textos                                                   10/08/2018
- Avaliação dos textos recebidos                                                      até 20/09/2018
- Divulgação dos textos aceitos e notificação aos autores selecionados e não selecionados                                                                                            até 21/09/2018

- Revisão dos originais pelos autores                                                21/09 a 30/09

- Encaminhamento dos originais para diagramação e edição do livro                                                                                                                                          01/10/2018

 

NORMAS DE ESTILO Y FORMATO DE LOS TEXTOS:


Los textos, en archivos .doc .docx ou rft, deben respetar las siguientes normas de estilo:
- Título en tipo Times New Roman, cuerpo 12, negrita.
- Nombre del autor y un breve CV, entre 75 y 100 palabras.
- Texto en letra Times New Roman, cuerpo 12, interlineado 1,5, espaciado de párrafo de 1,25, márgenes justificados.
- Utilizar cursiva únicamente para destacar palabras em el cuerpo del texto o para palabras en lengua extranjera.
- La extensión máxima del trabajo debe ser de 20 páginas, atendiendo a estas normas. 
- Las citas debem ser realizadas de acuerdo con las normas da ABNT (AUTOR, fecha; o AUTOR, fecha, página). Las citas con más de 3 líneas deben ser separadas del cuerpo del texto: cuerpo 11, tipo Times New Roman, interlineado simple.
- En el caso de citas de trabajos en lengua diferente de la empleada en el texto, es preferible que se cite la traducción, colocando el texto original en nota al pie con la indicación (traducción libre) al final.
- Las figuras e imágenes que se inserten em el texto deben estar em P&B e con resolución de 600 dpi.

DIRECCIÓN PARA ENVIO DE TRABAJOS:

ALCAR: alcar@ufrgs.br

AHC: secretario@ahiscom.org

COMISIÓN ORGANIZADORA DEL LIBRO ALCAR-AHC

Dra. Ana Regina Rêgo – ALCAR

Dr. Antonio Hohlfedlt - ALCAR

Dra. Maria Berenice Machado- ALCAR

Dr. Jaume Guillamet- AHC

Dr. Jorge Pedro Sousa- AHC  

Dr. Alberto Pena Rodriguez – AHC

 

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E-mail: alcar@ufrgs.br