Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Homenagem Professor José Marques de Melo

JMM

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA registra homenagens pelo falecimento do Professor Doutor José Marques de Melo, no dia 20 de junho.  Uma das maiores referências da área da Comunicação no Brasil e no mundo, foi o grande mestre e idealizador da Rede Alfredo de Carvalho que, depois, se tornaria a ALCAR (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia).

Professor Marques de Melo foi fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e incentivador de grandes redes nacionais e internacionais, como Folkcom e Lusocom.

José Marques de Melo nasceu em Palmira dos Índios, em Alagoas. No último dia 15 de junho fez 75 anos. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em 1964, se tornou em 1973 o primeiro doutor em jornalismo no Brasil, em seguida colecionando muitos títulos, entre eles, livre-docente, professor catedrático de jornalismo e titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

José Marques de Melo plantou muitas sementes, formou gerações de pesquisadores acadêmicos de todas as regiões do país. Deixou centenas de livros publicados, usados nas salas de aula dos cursos de Comunicação nas instituições de ensino. Teve atuação em diversas entidades, as mais recentes: Ibercom, Orbicom, IAMCR, ALAIC, UCBC e ABI.

Impossível descrever a sua imensa trajetória intelectual. Admirado e querido no meio acadêmico, deixa saudades eternas. Nós, da ALCAR, o homenageamos em nome de sua família, amigos e ex-alunos e agradecemos por sua grande contribuição ao campo acadêmico e científico da Comunicação no Brasil e no mundo.

Ações do documento
registrado em:

Banner Alcar Nordeste 2018

banner alcar sudeste 2018

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br