Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Lançada nova edição da Revista Brasileira de História da Mídia

rbhm regional

A 13ª edição da Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) está disponível para leitura. A publicação apresenta aos leitores o Dossiê Manipulações Midiáticas em Perspectiva Histórica com trabalhos e palestras apresentados no XI Encontro Nacional de História da Mídia, realizado em 2017, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.  

A revista também relembra o legado do professor José Marques de Melo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR e importante protagonista na construção e consolidação do campo de pesquisa da comunicação no Brasil. O primeiro artigo de Marques de Melo na RBHM foi publicado na segunda edição da revista, em 2012, com o título “Contribuições historiográficas de Douglas Apprato ao pensamento comunicacional alagoano”.

O dossiê Manipulações Midiáticas em Perspectiva Histórica reúne os textos: Manipulating the media: a historian’s view, de Peter Burke; Censura, mentira e manipulação midiática, referente à conferência de abertura no Encontro ALCAR 2017. Um apunte historiográfico, de Jaume Guillamet; Manipulaciones del fascismo português: diplomacia, censura y propaganda salazarista en la comunidad lusa de Estados Unidos, de Alberto Pena-Rodríguez; Considerações teórico-metodológicas sobre a história do campo da Economia Política da Comunicação e da Cultura, de César Ricardo Siqueira Bolaño e Verlane Aragão Santos; (Dis)funções da Publicidade e da Propaganda nos campos social, político e ambiental, de Maria Berenice da Costa Machado.

A revista traz ainda “Qual é o jornalista mais crápula, mais mistificador do Rio de Janeiro?” - História, Jornalismo e Literatura em Lima Barreto, de Denilson Botelho; “Cinema independente” no Brasil, de Anita Simis; Rádio e memória do cotidiano, de Nelia Del Bianco; A era da testemunha: uma história do presente, de Igor Sacramento; e A imagem da Revolução Russa pela mídia regional no Paraná, de Sergio Luiz Gadini. A publicação apresenta também uma entrevista com o professor Peter Burke realizada por Aline Strelow, além de outros seis artigos gerais, que contemplam assuntos diversos.

Acesse esta edição em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/index.

A RBHM

A Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade semestral da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Lançada em 2012, tem como objetivo principal divulgar pesquisas que enfoquem a relação mídia e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. Publica a produção acadêmica de pesquisadores da área da comunicação, da história e outras visando também aprimorar as discussões em torno de questões históricas dos meios de comunicação em geral.

Ações do documento
registrado em:

banner alcar sul 2018

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br