Jornal Alcar - Nº 61 - Novembro 2018

Editorial

Já começamos a planejar o ano novo que se aproxima. Em 2019, vamos realizar a XII edição do Encontro Nacional ALCAR. Será um grande momento de convergência e debates sobre os processos históricos da mídia. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN sediará o encontro. Leia Mais. 

 

Institucional: 

XII Encontro Nacional de História da Mídia debate Mídia com os extratos do tempo

Alcar logo

O XII Encontro Nacional de História da Mídia promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) trará a temática principal: “A Mídia e os estratos do tempo: Memória, presente e futuro”. O evento será realizado de 19 a 21 de junho de 2019. Leia Mais.

 

ALCAR 2019 terá Roger Chatier como palestrante

chartier

A conferência de abertura do Encontro ALCAR 2019 será realizada pelo renomado historiador francês Roger Chartier, um dos estudiosos contemporâneos que se dedica a história do livro e da leitura. 

Roger Chartier é pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do College de France, em Paris. Tem reconhecimento por conta dos seus estudos sobre a história da cultura e dos livros e a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais.

 

RBHM recebe artigos em caráter contínuo

chamada fluxo continuo rbhm

A Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) está aberta para receber trabalhos de pesquisadores interessados. Os artigos devem ser de autoria de doutores, doutorandos e mestres. Mestrandos, graduados e graduandos podem ser coautores. Os artigos devem ser inéditos e que tratem sobre aspectos da mídia do passado e do presente. Leia Mais. 

 

Notícias

Pensacom Brasil 2018 reúne pesquisadores para debater juventude

pensacom 2018

 

A V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2018 será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo, com tema “Comunicação, Conexões e Juventudes”. Leia Mais.

 

Revista abre chamada para Dossiê sobre o Movimento LGBT no Brasil

reciis

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) está com chamada aberta para os autores interessados a enviarem artigos para o Dossiê “40 Anos de Movimento LGBT no Brasil: comunicação, saúde e direitos humanos", a ser publicado no primeiro semestre de 2019. Leia Mais.

 

Notas

Congresso ALAS Peru 2019 debate a crise do sistema moderno/colonial

logo_alas_18 

O XXXII Congresso Internacional ALAS Peru 2019, que acontecerá de 1 a 6 de dezembro do próximo ano, debater a crise do sistema-mundo moderno/colonial, buscando construir um novo horizonte de civilização da vida na unidade humanos-natureza, pessoa-vida social, ciência-vida, estética-vida, ética-vida. O evento será realizado em Lima. 

O tema geral do congresso será: Rumo a um Novo Horizonte de Sentido Histórico de uma Civilização da Vida. Confira todas as informações em: https://www.alasperu2019.pe/.

 

Unisinos realiza Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais 

ii seminario unisinos

O II Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais será realizado de 06 a 10 maio de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, em São Leopoldo (RS).

Está aberta chamada de trabalhos para doutores, mestres, alunos de pós-graduação e graduandos com pesquisa relacionada à temática do evento até o dia 5 de janeiro. O seminário tem por objetivo reunir e fomentar o debate a partir das diferentes perspectivas dos estudos de midiatização.

Confira todas as informações em: https://www.midiaticom.org/seminariointernacional/

  

Cinema e História são temas de debate em Foz do Iguaçu

iii coloquio cinema

 

Pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorandos que desenvolvem trabalhos sobre as relações entre o audiovisual e a história estarão reunidos entre os dias 4 e 7 de dezembro no O III Colóquio Internacional de Cinema e História. O evento acontece na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), em Foz do Iguaçu.

Em 2018, o Colóquio é organizado por meio de uma parceria entre os Grupos de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação” (ECA-USP), que realizou as duas primeiras edições, e “Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-americano” (NATLA) da UNILA. 

O objetivo é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. 

  

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br