Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

ALCAR movimenta as cinco regiões nos encontros regionais

Em 2018 realizamos cinco encontros regionais no Brasil. Foram momentos de integração entre os participantes e convergência de pesquisas em história da mídia. 

Os eventos debateram o tema geral: Comunicação, História e Cidadania – 30 anos da Constituição cidadã x 50 anos do AI-5.

 

Alcar Nordeste

Alcar Nordeste 2018

Oficinas, lançamento de livros, mesas redondas, apresentação de trabalhos, debates marcaram os dois dias,16 e 17 de maio, do V Encontro Nordeste de História da Mídia, na Universidade Católica de Pernambuco. 

O evento reuniu pesquisadores – estudantes, professores, autores também – para uma importante reflexão acerca da temática desta edição: “Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã”. O encontro contou com a participação da presidente nacional da ALCAR, Ana Regina Rego, o diretor regional Nordeste, José Ferreira Jr, a jornalista e integrante do Coletivo Intervozes, Bia Barbosa, presentes na conferência de abertura.  

Foram mais de 100 inscritos e 35 trabalhos sendo apresentados nos Grupos Temáticos, com destaque para o de História da Mídia Audiovisual e de História do Jornalismo. 

No dia 16, sete oficinas simultâneas aconteceram: Roteiro Cinematográfico, com o cineasta e professor da Unicap, Leo Falcão; Jornalismo de Bolso, com a fotógrafa e jornalista Kety Marinho. 

A professora da UFPE, Ana Veloso, coordenadora do Observatório de Mídia, conduziu a oficina sobre Análise Crítica da Mídia. A oficina de Mídias Táticas, foi realizada pelo professor do curso de Publicidade e Propaganda da Unicap, Fernando Fontanella. 

Na oficina LACRI (Laboratório de Apresentações Criativas), foi comandada pelo professor João Guilherme Peixoto – que atua nos cursos de Jornalismo e de Fotografia. Na de Light Painting, ministrada pela fotógrafa e coordenadora do curso de Fotografia da Unicap, Renata Victor. Na de Economia Criativa, Economia Política e Comunicação Comunitária, por Patrícia Paixão e Paula Velôzo. 

No evento houve lançamento de livros e na manhã do dia 17, os participantes estiveram nas apresentações nos Grupos Temáticos. A sobre Consumerismo Digital, Memória e Cultura Digital e sobre os 50 anos das TVS Educativas no Brasil foi comandada por Fernando Lima, da Änima Inteligência de Marca e Pesquisa com Conteúdo, e Olga Siqueira, pesquisadora do TRENDENLAB (grupo de investigação em Comunicação Corporativa e Consumo), com mediação do professor do curso de Publicidade da Unicap, Fernando Fontanella. 

As professoras Adriana Doria e Carol Monteiro, juntamente com o consultor de tendências do Porto Digital, Jacques Barcia, falaram sobre a relação entre Memória e Cultura Digital. A comemoração dos 50 anos da TV Universitária foi o foco da última mesa, às 18h, mediada pela professora Stella Maris Saldanha e com palestra de Maria Clara Angeiras (autora do livro TVU – Canal 11, a primeira TV Educativa do Brasil).  

 

Alcar Norte 

Alcar Norte 2018 logo

A Universidade Federal do Amazonas recebeu nos dias 16 e 17 de agosto, no auditório Rio Solimões, pesquisadores, professores e estudantes que discutiram diversos temas relacionados aos direitos políticos, civis e sociais e a comunicação no Brasil no V  Encontro Regional Norte de história da Mídia. 

A Conferência de abertura, na manhã do dia 16, contou com a presença do professor Lucas Milhomens, do curso de jornalismo da Ufam de Parintins, e da mediadora Ivânia Vieira, professora do curso de jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação. No turno vespertino foram realizados os grupos temáticos,  com enfoque nos trabalhos de história do jornalismo e de audiovisual. 

No segundo dia, o destaque foi para a mesa redonda que recuperou detalhes sobre o processo de instalação da imprensa na Amazônia, mesa formada pelos pesquisadores Luiz Balkar, Maria Luiza Ugarte e Francisco Munaro. Os professores enfatizaram a forma como os jornais da região criaram um fluxo de notícias e literário característicos de um estilo urbano que estava surgindo pelas terras do norte. Destacando sobretudo a tendência a reforçar os ideais civilizatórios característicos do progresso migratório da economia da borracha  na Amazônia de finais de século XIX e início do século XX.  

Na tarde do último dia também foram realizadas apresentações de trabalhos em GTs.  O evento foi marcado pela presença de diversos estudantes dos cursos de relações públicas, jornalismo e história da Ufam, além de outras instituições locais e de universidades de outros Estados da região norte. 

Estiveram reunidos estudantes, Professores e pesquisadores interessados em discutir um balanço dos 30 anos de Constituição Brasileira, seus avanços e os limites que ainda enfrentamos para implementar um projeto político que garanta os direitos já conquistados e escritos em  nossa Constituição Cidadã.

  

Alcar Sul

ALcar Sul 2018

Realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, na Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), o evento contou com a apresentação de 115 trabalhos nos nove Grupos de Trabalho (GTs). 

A Conferência de abertura:

"Movimentos Sociais e Cidadania Comunicacional: da imprensa alternativa dos anos da ditadura militar ao midiativismo da atualidade" foi ministrada pela Profª. Drª. Cicília Krohling Peruzzo (Universidade Anhembi Morumbi).  

Durante o evento, foram realizadas duas mesas. Mesa I: Comunicação, História e Cidadania nos últimos 30 anos nos contextos Brasil – Argentina, com Prof. Drª. Virgínia Pradelina da Fonseca (UFRGS), Prof. Dr. Carlos Garcia da Rosa (Universidad Nacional de Misiones – Argentina), Prof. Dr. João Ivo Puhl (UNEMAT) e mediação da Profª. Drª. Ada Cristina Machado da Silveira (UFSM). 

A Mesa II: Mídia, Memória e Ditadura na América Latina contou com a Profª. Drª. Norma Alvarez (Universidad Nacional de Misiones – Argentina), Profª. Drª. Mara Regina Rodrigues Ribeiro (UNIPAMPA) - IN MEMORIAM, Profª. Drª. Cárlida Emerin (UFSC) e mediada pelo Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM). 

Também foram realizadas oficinas como: 1. Entre Memórias: as histórias de vida como fonte para o audiovisual, com a Profª. Drª. Neli Mombelli, e a Profª. Ms. Marilice Daronco. 2. jornalismo institucional como estratégia de comunicação: práticas e desafios, ministrada por Mirian Redin de Quadros. 3. Telejornalismo diário: rotinas produtivas, formatos tradicionais e novas linguagens, ministrada pela doutoranda Juliana Motta. 4. Pautas de/ em criação: o alinhamento publicitário ao consumidor contemporâneo, com a Profª. Drª. Pauline Neutzling Fraga. 5. Planejamento de Comunicação e a Gestão de relacionamentos das mídias sociais digitais, com a doutoranda Taisa Ferro Dalla Valle. 6. Narrativas pela igualdade: gênero e outras interseccionalidades na produção jornalística, com o Doutorando Alisson Machado.


Alcar Sudeste

Alcar Sudeste 2018

Foram mais de 300 inscritos no V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, nos dias 5 e 6 de junho de 2018, no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). 

No primeiro dia ficaram concentradas as mesas: Mesa 1 com o tema: Comunicação, História e Cidadania - 30 anos de constituição cidadã, moderado por: Lorena Tárcia (UniBH), e debatedores: Hila Rodrigues (UFOP), Rodrigo Lopes (UniBH), Ana Paola Amorim (ALMG). E Mesa 2 com a temática: Liberdade de imprensa - relatos de pesquisas, moderada por Adélia Fernandes (UniBH) e com as participantes: Izamara Arcanjo (Newton Paiva), Cândida Lemos (UP), Juçara Brittes (UFOP), Adélia Fernandes (UniBH). 

No segundo dia foram apresentados os trabalhos no GTs e realização de oficinas: A história contada pela fotografia (Ministrante: Rodney Costa/ UniBH); Introdução às metodologias de análise e produção transmídia (Ministrante:Lorena Tárcia/ UniBH); A Dança Cigana (Ministrante: Sílvia Prata); Como falar em público (Ministrante: Virgínia Palmerston/ UniBH). 

Ao final também houve momento de Lançamento de livros: Interfaces do Midiativismo Antônio Augusto Braighi (CEFET) e O trabalhador na fotografia documental Ludimilla Carvalho (UFPE). E ainda a última mesa, seguida de Encerramento com o tema: AI-5 e a liberdade de imprens, com Moderação: João Carvalho e participação de Marta Maia (UFOP), Leylianne Alves (UFMG), Raul Lanari (UniBH), João Batista de Abreu (UFF).

 

Alcar Centro-Oeste

Alcar Centro-Oeste 2018 

De 28 e 29 de setembro, o Campus da Unemat de Tangará da Serra recebeu os congressistas para o Alcar Centro-Oeste. 

No primeiro dia de evento, a Profª. Dra. Maria Berenice proferiu a conferência de abertura que teve como tema: Democracia e Mídia: a desconstrução da Constituição Cidadã. 

No segundo dia, foram realizadas as mesas redondas: Mesa Redonda 1: A participação da mídia brasileira na cobertura da ditadura militar e um olhar sobre a intervenção no Rio de Janeiro, com os convidados: Prof. Me. Marcel Cheida (PUC-Campinas); Prof. Me. Ailton Segura (UFMT); Prof. Me. Gibran Lachowski (Unemat) e Mediadora: Antonia Alves Pereira (Unemat). 

A Mesa Redonda 2: Constituição Cidadã 30 anos: um olhar sobre a democracia no Brasil contou com Prof. Dr. Paulo da Rocha (UFMT); Prof. Dr. Alfredo Costa (UFG); Prof. Dr. Romyr Conde (Unemat). 

As apresentações também aconteceram no segundo dia do evento, nos GTS: Gt 1 – História do Jornalismo, coordenador pelo Prof. Me. Ailton Segura (UFMT); Gt 3 – História da Mídia Digital 2, Alfredo Costa - Universidade Federal de Goiás (UFG); Gt 4 – História da Mídia Impressa 1, com Prof. Me. Gibran Lachowski (Unemat) e Gt 8 – História da mídia Alternativa 1 com Prof. Me Ulisflávio Evangelista.

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br