XII Encontro Nacional de História da Mídia aborda estratos do tempo

Alcar logo

Com a temática “A mídia e os estratos do Tempo: memória, presente e futuros da mídia”, a ALCAR realizará o XII Encontro Nacional de História da Mídia, de 19 a 21 de junho de 2019, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

A 12ª edição do evento tem o propósito de reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. 

Serão três dias de debates sobre temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A ALCAR e a UFRN querem proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.

 

TEMÁTICA 

A temática principal do evento a ser debatida envolve o relacionamento da Mídia com as camadas do tempo. A ideia é buscar abordagens em torno da trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação. 

Também se busca debater a relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente. Além da articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com o imaginário tecnológico. 

Antigas e novas formas de experiências comunicativas na sociedade informacional também entram nesta discussão. E ainda as novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação. 

XII Encontro Nacional de História da Mídia também abordará as tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas, assim como, a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.

 

CHAMADA 

São nove Grupos Temáticos que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia. Confira as ementas em: http://www.ufrgs.br/alcar/sobre-a-alcar-1/grupos-tematicos-1 

Para apresentar trabalhos em um dos GTs, são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados a enviar propostas. 

Pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento podem submeter trabalhos até o dia 21 de abril de 2019. O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento. 

Acompanhe no nosso jornal, facebook e site todas as informações sobre chamadas de trabalhos:

http://www.ufrgs.br/alcar

https://www.facebook.com/redealcar/

Ações do documento
registrado em: ,

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br