“Os Manuscritos do Brasil. Uma rede de textos no longo século XIX”

manuscritos do brasil

Recentemente lançado, o livro “Os Manuscritos do Brasil. Uma rede de textos no longo século XIX” analisa os jornais manuscritos que circularam no Brasil durante o século XIX. A obra seleciona duas dezenas de periódicos, todos produzidos à mão.

A obra foi organizada pela professora Dra. Marialva Barbosa, professora titular de jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora titular de jornalismo aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Outros autores da obra são: Aline Strelow; Gisely Hime; Hérica Lene; Marco Morel; Mauro César Silveira e Roseane Pereira. 

O livro pretender preencher uma lacuna existente na história da imprensa no Brasil que não faz referência a essa produção essencialmente artesanal. Cada um deles tem uma história. Com tiragens mínimas, eram críticos, satíricos, literários, eróticos ou difamadores. Quase todos produziam um único exemplar que podia se multiplicar diante do olhar dos leitores, já que eram, algumas vezes, afixados em locais públicos para a leitura coletiva. Esse exemplar único podia passar de mão em mão, permitindo a multiplicação da mensagem que divulgavam.

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br