Encontro ALCAR 2019 abre chamada de trabalhos

Alcar logo

O Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia inicia no próximo dia 10 de fevereiro o seu período de inscrições. O prazo para submissão de trabalhos será de 15 de fevereiro a 21 de abril. O XII Encontro Nacional de História da Mídia será realizado de 19 a 21 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pela ALCAR e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN.

O Encontro possui na atualidade nove Grupos Temáticos: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.

Para os GTs são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados a enviar propostas.

O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento.
Clique aqui para visualizar as ementas dos GTs  http://www.ufrgs.br/alcar/sobre-a-alcar-1/grupos-tematicos-1

Outras informações poderão ser obtidas no site do evento: http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019


Sobre o evento

Promovido e realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade federal do Rio Grande do Norte, o XII Encontro Nacional de História da Mídia possui como objetivo precípuo reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o  país.

Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das Instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.

Para a edição 2019, a temática a ser debatida envolve o relacionamento da Mídia com as camadas do tempo. A ideia é buscar abordagens em torno da trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação. 

Também se busca debater a relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente. Além da articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com o imaginário tecnológico. 

Antigas e novas formas de experiências comunicativas na sociedade informacional também entram nesta discussão. E ainda as novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação. 

XII Encontro Nacional de História da Mídia também abordará as tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas, assim como, a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.

 

Roger Chatier fará a conferência de abertura

 A conferência de abertura do Encontro ALCAR 2019 será realizada pelo renomado historiador francês Roger Chartier, um dos estudiosos contemporâneos que se dedica a história do livro e da leitura.

Roger Chartier é pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do College de France, em Paris. Tem reconhecimento por conta dos seus estudos sobre a história da cultura e dos livros e a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais.

Datas

Inscrições: 10 de fevereiro a 07 de junho de 2019

Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro a 21 de abril de 2019 

Divulgação da Carta de Aceite: até 20 de maio de 2019

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br