Jornal Alcar - Nº 63 - Janeiro 2019

Editorial

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR entrou o ano de 2019 focada na realização do XII Encontro Nacional de História da Mídia. Nos anos ímpares, realizamos os encontros nacionais, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das pesquisas e o intercâmbio entre os pesquisadores de todo país. Leia Mais. 

 

Institucional: 

ALCAR 2019

Encontro ALCAR 2019 abre chamada de trabalhos

Alcar logo

O Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia inicia no próximo dia 10 de fevereiro o seu período de inscrições. O prazo para submissão de trabalhos será de 15 de fevereiro a 21 de abril. O XII Encontro Nacional de História da Mídia será realizado de 19 a 21 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pela ALCAR e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Leia Mais.

 

Sobre o evento

Promovido e realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade federal do Rio Grande do Norte, o XII Encontro Nacional de História da Mídia possui como objetivo precípuo reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o  país. Leia Mais


Roger Chatier fará a conferência de abertura

A conferência de abertura do Encontro ALCAR 2019 será realizada pelo renomado historiador francês Roger Chartier, um dos estudiosos contemporâneos que se dedica a história do livro e da leitura.

Roger Chartier é pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do College de France, em Paris. Tem reconhecimento por conta dos seus estudos sobre a história da cultura e dos livros e a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais.

 

Datas

Inscrições: 10 de fevereiro a 07 de junho de 2019

Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro a 21 de abril de 2019 

Divulgação da Carta de Aceite: até 20 de maio de 2019

 

RBHM lança nova edição com Dossiê José Marques de Melo

rbhm regional

Lançada a nova edição da RBHM – Revista Brasileira de História da Mídia, que tem como destaque o Dossiê José Marques de Melo. A publicação reuniu textos de autores que traduzem as contribuições de Marques de Melo para os estudos de história da imprensa, para a construção e consolidação do pensamento comunicacional brasileiro e ibero-americano, para as pesquisas sobre folkcomunicação e para a organização das instituições de pesquisadores da área, inclusive a Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Leia Mais. 


Notícias

ABEJ promove premiação para professores de Jornalismo

abej

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) lançou prêmio nacional para reconhecer professores do curso de Jornalismo. A premiação selecionará a personalidade de destaque no ensino de jornalismo brasileiro em 2018. Leia Mais.

 

Jornada Identidades, Gêneros, Corpos e Sexualidades tem chamada aberta

berro uerj

A partir do dia 4 de fevereiro estará aberta a chamada de trabalhos para a Jornada Identidades, Gêneros, Corpos e Sexualidades e segue até o dia 26 de abril. A proposta é receber pesquisas que abordem diferentes aspectos da cultura LGBT+, dentro dos eixos temáticos abaixo listados. Leia Mais.


XVI Congresso AHC acontece em Santiago de Compostela 

AHC logo azul

Encerra no dia 25 de fevereiro a chamada de trabalhos para o XVI Congreso Internacional da Asociación de Historiadores de la Comunicación, na Universidade de Santiago de Compostela. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, com o tema Revolução Tecnológica da Comunicação. A ALCAR estará representada por sua presidente, professora da Universidade Federal do Piauí, Ana Regina Rêgo, como uma das palestrantes convidadas. Leia Mais.

 

Livro

“Os Manuscritos do Brasil. Uma rede de textos no longo século XIX”

manuscritos do brasil

Recentemente lançado, o livro “Os Manuscritos do Brasil. Uma rede de textos no longo século XIX” analisa os jornais manuscritos que circularam no Brasil durante o século XIX. A obra seleciona duas dezenas de periódicos, todos produzidos à mão. Leia Mais.

  

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br