RBHM lança nova edição com Dossiê José Marques de Melo

rbhm regional

Lançada a nova edição da RBHM – Revista Brasileira de História da Mídia, que tem como destaque o Dossiê José Marques de Melo. A publicação reuniu textos de autores que traduzem as contribuições de Marques de Melo para os estudos de história da imprensa, para a construção e consolidação do pensamento comunicacional brasileiro e ibero-americano, para as pesquisas sobre folkcomunicação e para a organização das instituições de pesquisadores da área, inclusive a Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia.

Jorge Pedro Sousa, Cremilda Medina, Maria Cristina Gobbi, Karina Janz Woitowicz, Guilherme Moreira Fernandes, Ana Regina Rego e Ranielle Leal assinam os artigos publicados no dossiê. Todos os autores tiveram seus caminhos cruzados com o professor José Marques de Melo, em algum momento da vida acadêmica.

Além do dossiê, a revista também traz artigos gerais como: o sete de setembro na revista Veja, a seção de cartas da revista TV Sul Programas, uma análise dos jornais Folha de Ituiutaba e do Correio do Triângulo, uma historiografia do rádio universitário no Brasil, mídia e revolução em Portugal, rádio pública e conhecimento científico, entre outros. Há ainda uma entrevista com o livreiro e escritor Daniel Krasucki e uma resenha. Confira a edição da revista, no link: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/index.

A RBHM é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade semestral da Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, classificada como B2 no QUALIS CAPES. Lançada em 2012, tem como objetivo principal divulgar pesquisas que enfoquem a relação mídia e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. A revista publica a produção acadêmica de pesquisadores da área da comunicação, da história e outras visando também aprimorar as discussões em torno de questões históricas dos meios de comunicação em geral. Em fluxo contínuo, recebe textos inéditos que versem sobre aspectos da história da mídia do passado e do presente.

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br