E-book sobre centenário da rádio no Brasil abre chamada para publicação

logo alcar

O livro “100 anos de rádio no Brasil- História em (re)construção" recebe até o dia 15 de março propostas e trabalho para publicação. A obra é editada pelo Grupo Temático (GT) História da Mídia Sonora, Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (ALCAR). A obra terá formato digital (e-book) e será organizado por Valci Zuculoto, Marcelo Kischinhevsky e Debora Cristina Lopez.

A proposta é alusiva aos cem anos de história do rádio no Brasil, considerando os diferentes registros e estudos que evidenciam desde a importância do padre-inventor Landell de Moura, as primeiras experiências  da Rádio Clube de Pernambuco e a demonstração ocorrida em 1922 durante a Exposição do Centenário da Independência, que culminou com as transmissões regulares da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, até as diferentes configurações que temos hoje da mídia sonora. 

Os interessados podem contribuir com capítulos de livro resultantes de pesquisas de campo, documentais e/ou bibliográficas/hemerográficas que tratem acerca da historiografia do rádio no Brasil, da linguagem radiofônica, do mercado,  da programação e legislação entre outros aspectos que possam radiografar estes 100 anos de transformações e inovações do rádio. 

As propostas podem ser submetidas e enviadas até o dia 15 de março para o e-mail:   ebookradio100@gmail.com. As propostas aceitas serão divulgadas  até 29 de março e o envio dos trabalhos completos marcado para 31 de maio. 

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br