ALCAR 2019: Chamada aberta para submissão de trabalhos segue até 21 de abril
ALCAR 2019: Chamada aberta para submissão de trabalhos segue até 21 de abril
O período de submissão de trabalhos para o XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia segue até o dia 21 de abril. O evento será realizado de 19 a 21 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pela ALCAR e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN.
Os interessados em submeter artigos podem escolher um dos nove Grupos Temáticos: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia. Saiba mais em: http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019/grupos-tematicos.html
São aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados a enviar propostas.
O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento.
Serviço
Inscrições: 10 de fevereiro a 07 de junho de 2019
Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro a 21 de abril de 2019
Divulgação da Carta de Aceite: até 20 de maio de 2019
Site do evento: http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019
Programação
O evento começa no dia 19 de junho, com o credenciamento pela manhã e reunião de Coordenadores de grupos temáticos com a diretoria da ALCAR à tarde.
Ainda no primeiro dia do evento, às 16h, serão realizadas as mesas temáticas: “Comunicação e movimentos Sociais, panorama histórico contemporâneo” e “Contribuições de José Marques de Melo ao campo da Comunicação”. Às 19h30, haverá a solenidade de abertura, em seguida, a Conferência com Roger Chartier.
No dia 20 de junho, logo pela manhã, às 8h30, as mesas temáticas abrem as atividades: “Pioneirismo da TV Educativa no Nordeste”, “Comunicação, Gênero e diversidade em perspectiva histórica” e “A imagem e o tempo”. Às 10h30: “100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil” e “A mídia e os extratos do tempo”.
No período da tarde, serão realizadas apresentações de trabalhos nos grupos temáticos. Às 18h Assembleia da ALCAR. E as 19h30, Mesa em Homenagem aos 40 anos de docência de Marialva Barbosa. O lançamento de livros acontece às 20h30 encerrando a programação do dia.
No dia 21 de junho, a partir das 8 horas, teremos novamente apresentação de trabalhos nos GTs. E as 9 horas Reunião Diretoria da ALCAR. Ao meio dia acontece o resultado e entrega do Prêmio José Marques de melo, Posse da Nova Diretoria e Solenidade de Encerramento.
Conferência de abertura: Roger Chatier
A conferência de abertura será realizada pelo renomado historiador francês Roger Chartier, um dos estudiosos contemporâneos que se dedica a história do livro e da leitura. Roger Chartier é pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do College de France, em Paris. Tem reconhecimento por conta dos seus estudos sobre a história da cultura e dos livros e a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais.
Sobre o evento
Promovido e realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o XII Encontro Nacional de História da Mídia possui como objetivo precípuo reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país.
Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das Instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.
A 12ª edição, a temática a ser debatida envolve o relacionamento da Mídia com as camadas do tempo. A ideia é buscar abordagens em torno da trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação.
Também se busca debater a relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente. Além da articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com o imaginário tecnológico.
Antigas e novas formas de experiências comunicativas na sociedade informacional também entram nesta discussão. E ainda as novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação.
O XII Encontro Nacional de História da Mídia também abordará as tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas, assim como, a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.