Jornal Alcar - Nº 66 - Abril 2019

Editorial

Faltam 50 dias para o XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Estamos em contagem regressiva para o evento que culmina em integrar a comunidade científica de pesquisa sobre a História da Mídia. Leia Mais. 

 

Institucional: 

Inscrições para ALCAR 2019 continuam abertas 

Alcar 2019 LOGO

O período de submissão de trabalhos para o XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia encerrou, mas as inscrições para participar do evento continuam abertas até o dia 7 de junho. O encontro será realizado de 19 a 21 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Leia Mais. 

 

Historiador francês Roger Chatier profere conferência de abertura

chartier

A conferência de abertura será realizada pelo renomado historiador francês Roger Chartier, um dos estudiosos contemporâneos que se dedica a história do livro e da leitura, no dia 19 de junho ás 19h30. Leia Mais. 

Sobre o evento

Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das Instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances. Leia Mais.

 

Prêmio José Marques de Melo 

Logo PJMM

 

A entrega do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia acontecerá no dia 21 de junho, durante o encerramento do Encontro ALCAR. A premiação foi criada em 2010, resultando em uma exposição de trabalhos científicos em nível de graduação e um concurso cultural vinculado ao Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR). Leia Mais.

 

Notícias

III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro

jornada estudos cinema  

Está aberta a chamada de trabalhos para a III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, que irá acontecer entre os dias 4 e 6 de setembro de 2019, na Universidade Federal de São Carlos. O prazo para envio de propostas é até o dia 30 de maio. Leia Mais.

 

Pesquisadora colombiana profere palestra gratuita na UMESP

metodista

No dia 6 de maio, o Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, em parceria com a Cátedra UNESCO/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, receberá a pesquisadora e consultora em comunicação colombiana, Angela Castellanos, que apresentará a palestra “Jornalismo, gênero e emergências Humanitárias”. A palestra terá início às 19h30 no Auditório do Edifício Capa da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.Leia Mais.

 

Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura debate Direito à Cultura e à Comunicação

casa rui barbosa 

Para entender melhor os desafios impostos nos últimos anos e o que a sociedade pode fazer, no dia 13 de maio, às 14h, será realizado no Rio de Janeiro o "VI Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura". O evento acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Leia Mais.

 

Paris sedia Colóquio Internacional “El atlántico de plata: Circulaciones fotográficas, siglos XIX-XX”

frança logo

Até o dia 15 de setembro de 2019 os interessados podem enviar propostas de trabalho para o Colóquio Internacional “El atlántico de plata: Circulaciones fotográficas, siglos XIX-XX. As propostas devem ter no máximo 1500 caracteres, 10 referências bibliográficas e uma biografia (de 500 caracteres máximo). Leia Mais.

 

Livro

Foia dos Rocêro: Crítica política e humor na imprensa baiana do século XIX

 Foia dos Rocêro

A obra apresenta uma análise do jornal Foia dos Rocêro, em seu primeiro ano de publicação (1899/1900), periódico humorístico de crítica política, publicado pela primeira vez em agosto de 1899, em Salvador, e que perdurou até o ano de 1968. Leia Mais.  

 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

 
Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br