Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

ALCAR 2019

Bannes alcar 2019

De 19 a 21 de junho o Encontro ALCAR reunirá professores, profissionais e estudantes para debater temas relacionados às práticas comunicacionais e suas relações com a construção da memória e da história do campo e os seus processos deontológicos. A intenção das Instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.

A 12ª edição do evento se propõe a debater o relacionamento da Mídia com as camadas do tempo. A ideia é buscar abordagens em torno da trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação. 

Também se busca debater a relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente. Além da articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com o imaginário tecnológico. 

Antigas e novas formas de experiências comunicativas na sociedade informacional também entram nesta discussão. E ainda as novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação.  

O XII Encontro Nacional de História da Mídia também abordará as tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas, assim como, a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.

 

Grupos de Trabalho

O ALCAR 2019 conta com nove Grupos Temáticos: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia. Saiba mais em: http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019/grupos-tematicos.html

As apresentações de trabalhos serão realizadas nos dias 20 e 21 de junho, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Conferência de Abertura 

O historiador francês Roger Chartier será o grande nome da conferência de abertura. Ele é um dos estudiosos contemporâneos que se dedica a história do livro e da leitura, no dia 19 de junho ás 19h30. Roger Chartier é pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do College de France, em Paris. Tem reconhecimento por conta dos seus estudos sobre a história da cultura e dos livros e a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais. 

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br