Experiências Metodológicas em Textualidades Midiáticas

Experiências metodológicas em textualidades midiáticas

O livro Experiências metodológicas em textualidades midiáticas é uma coletânea, a segunda produzida pela Linha Textualidades Midiáticas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. A obra reflete o esforço de desafios teóricos e metodológicos que orientam pesquisas situadas no entorno de processos discursivos, construções narrativas e dinâmicas semióticas, pensados a partir de materialidades verboaudiovisuais, associadas ou não às mais diversas mídias. 

O livro debate jornalismo, música, publicidade, redes sociais, cinema, rádio, ciência, televisão, podcasts, vídeos em plataformas digitais. A obra defende que textualidades, como indicam reflexões de variados matizes conceituais, são suficientemente dinâmicas, em seus processos de constituição, circulação e leitura, para se deixarem apanhar por esquemas interpretativos fossilizados.

A Linha Textualidades vem realizando seminários nos quais docentes e discentes têm oportunidade de debater o que são os textos e seus processos de significação, agindo como mediadores socioculturais, existindo em ambientes sociotécnicos, embora não exclusivamente, mas nunca apartados de jogos de poder e disputas de sentido travados entre uma miríade de atrizes e atores sociais.

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br