Jornal Alcar - Nº 68 - Junho 2019

Editorial

Congregar pesquisadores e profissionais da Comunicação e de áreas afins, interessados em estudos avançados em processos históricos da mídia é o principal objetivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Acreditamos que essa finalidade é atingida com sucesso sempre que concluímos nossos encontros nacionais. Leia Mais

 

Institucional: 

ALCAR 2019 reúne pesquisadores de todo o país na UFRN

Alcar 2019 LOGO

Nos dias 19 a 21 de junho, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediou o XII Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2019. Foram três dias de intensos debates em torno da temática “A Mídia e os Estratos do Tempo: Memória, Presente e Futuros da Mídia”. Leia Mais. 

 

Abertura:Roger Chartier aborda memória e esquecimento

chartier palestra 2019 abertura

A conferência de abertura foi preferida pelo historiador francês Roger Chartier, com o título "Entre memória e esquecimento: as temporalidades da história, das mídias e das experiências". Configurou-se como um momento valioso em que o conferencista abordou a memória como produção da autenticidade do testemunho como algo vivido no passado. Leia Mais.

Lançamento de Livros

lançamento de livros

Um dos momentos mais ricos do XII Encontro Nacional de História da Mídia foi a sessão de lançamento de livros. Trata-se de um importante espaço para intercâmbio de estudos na área da história da mídia. 

Diversos livros foram lançados, entre eles: Comunicação e Universidade: reflexões críticas (Christina Musse), Manuscritos do Brasil (Marialva Barbosa), Mulheres Fazedoras (Dulceli Estachescki e Silvia Delong – orgs.), Comunicação da Terra (Catarina de Oliveira e Márcia Nunes – orgs.), Perfis da Comunicação – Trajetórias profissionais no Rio Grande do Sul (Grupo de Pesquisa em História da Comunicação da Fabico-UFRGS), Os desafios da pesquisa em História da Comunicação (Ana Regina Rego, Antônio Hohlfeldt, Maria Berenice Machado, Jaume Guillamet, Alberto Pena Rodrigues e Jorge Pedro Sousa), Narrativas, Memórias e Itinerários (Lisabete Coradini e Maria Angela Pavan orgs.), entre outros. 

Eleita nova Diretoria da ALCAR

nova diretoria 2019 melhor qualidade

 

Durante a Assembleia Ordinária da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, houve apresentação do relatório de atividades da gestão 2015-2019, criação do Conselho de ex-presidentes da Alcar e também eleição da nova Diretoria e Conselho Deliberativo. Leia Mais

Prêmio José Marques de Melo homenageia melhores trabalhos de graduação

premio 2019 geral

 

Foi uma grande festa a premiação da 5ª edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia. No último dia do XII Encontro da Alcar, os melhores trabalhos de estudantes de graduação, apresentados nos GTs, foram premiados. Leia Mais.

 

Notícias

Lançada 15ª edição da Revista Brasileira de História da Mídia

rbhm regional

A nova edição da Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) foi lançada durante o XII Encontro Nacional de História da Mídia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa é a 15ª edição, contando com trabalhos que abordam relação entre história, mídia e comunicação por diversos olhares e perspectivas.Leia Mais.

 

Notas

Aberto processo seletivo para alunos do PPGCOM da UFRJ

eco pos

Estão abertas até 30 de agosto de 2019 as inscrições ao processo seletivo ao mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.

O concurso para ingresso no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ disponibilizará 24 vagas, sendo 12 delas para a linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais e 12 para a linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas

As inscrições serão feitas na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, localizada na Avenida Pasteur n. 250 - fundos, Urca, Rio de Janeiro, CEP: 22290-240, de segunda a sexta-feira de 11h às 15h.

Confira todas as informações no edital: file:///D:/USERS/tyciane/Downloads/Edital_2019_2020.pdf.

 

Livro

Experiências Metodológicas em Textualidades Midiáticas

 Experiências metodológicas em textualidades midiáticas

 

O livro Experiências metodológicas em textualidades midiáticas é uma coletânea, a segunda produzida pela Linha Textualidades Midiáticas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. A obra reflete o esforço de desafios teóricos e metodológicos que orientam pesquisas situadas no entorno de processos discursivos, construções narrativas e dinâmicas semióticas, pensados a partir de materialidades verboaudiovisuais, associadas ou não às mais diversas mídias. Leia Mais.



Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Vinicius Ferreira e Tyciane Vaz 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br