Lançada 15ª edição da Revista Brasileira de História da Mídia

rbhm regional

A nova edição da Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) foi lançada durante o XII Encontro Nacional de História da Mídia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa é a 15ª edição, contando com trabalhos que abordam relação entre história, mídia e comunicação por diversos olhares e perspectivas.

São 10 artigos que analisam áreas como jornalismo, publicidade, além de objetos como melodrama, rádios universitárias e Teoria da Comunicação. A publicidade como ação coletiva é o tema de Everardo Pereira Guimarães Rocha e Bruna Santana Aucar, que discutem agências, modelos de negócios e campos profissionais. De Portugal, Adriano Duarte Rodrigues discorre sobre o conceito de media e o que ele representa nas discussões contemporâneas da área, e Adriano Lopes Gomes investiga discurso e poder no boletim Movimento, entre os anos de 1974 e 1975.

Na linha do debate teórico, Tarcis Prado Junior e Moisés Cardoso debatem o conceito de Jornalismo, e Luis Mauro Sá Martino propõe o esboço de uma micro-história do pensamento teórico da área da Comunicação.

Da Argentina, Mirta Varela apresenta uma revisão das teses sobre o melodrama, tendo como foco La ley que olvidaron, de 1937. Lívea Pereira Colares da Silva e Netília Silva dos Anjos Seixas estudam a literatura como acontecimento jornalístico na imprensa paraense, e Nísio Teixeira e Rafael Medeiros abordam as bases históricas para os modelos de programação das rádios universitárias públicas. A Casa Publicadora das Assembleias de Deus é o objeto de pesquisa de André Dioney Fonseca para estudar a formação da imprensa pentecostal no Brasil.

A variedade de objetos de pesquisa e abordagens é completada pelos trabalhos de Eduardo Cristiano Hass da Silva, que elege os cartões telefônicos como fontes para a pesquisa histórica, tendo como base a cultura visual, e Wilson de Oliveira Neto, sobre a propaganda de guerra nazista e a imprensa periódica em Santa Catarina.

A revista está disponível n link: http://ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/issue/view/464/showToc

A RBHM é uma publicação eletrônica semestral da Associação Brasileira de História da Mídia, lançada em 2012, com o objetivo de divulgar pesquisas sobre a relação da mídia e história. A revista recebe artigos em fluxo contínuo.

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br