Prêmio José Marques de Melo homenageia melhores trabalhos de graduação

premio 2019 geral

Foi uma grande festa a premiação da 5ª edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia. No último dia do XII Encontro da Alcar, os melhores trabalhos de estudantes de graduação, apresentados nos GTs, foram premiados.

O PJMM tem como objetivo incentivar as novas gerações a pesquisar os processos e as práticas comunicacionais a partir de um viés histórico. Os três finalistas ganharam kits com livros sobre história da mídia nacional além do certificado emitido pela ALCAR. O primeiro lugarganhou uma viagem com passagem e hospedagem pagas para conhecer a Central Globo de Produção (CGP/Projac).

prêmio jmm 2019 1 lugar

Kamilo Carvalho de Almeida, estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí, ficou em primeiro lugar no Prêmio José Marques de Melo, com o trabalho: “Jornal A Luta e a produção discursiva sobre missão da imprensa e do jornalismo piauiense em 1952”,

prêmio jmm segundo lugar 2019

O segundo colocado foi para o estudante Geovane Pereira, da Universidade Federal do Piauí, com o trabalho: “O Novo Horizonte”: imprensa e construção da identidade e memória coletiva da raça negra nos anos 1940. Os dois primeiros lugares foram trabalhos orientados pela professora Nilsângela Cardoso Lima  

premio jmm 2019 3 lugar

Cibele da Silva Andrade, orientada pela professora Cláudia Cristina da Silva Fontineles, foi autora do trabalho que ficou em terceiro lugar. O título do artigo é: “A boa nova no ar”: História e memória sobre as rádios comunitárias em Teresina (1996-1998). 

O quarto e quinto lugar foram respectivamente para Ana Geisa Barbosa Viana, orientada por Goretti Maria Sampaio de Freitas, com o trabalho: “O Rádio campinense: Palcos e protagonistas dos programas de Auditório”, e Karla Regina Alves Burgoa, orientado por Itamar de Morais Nobre e Alice Oliveira de Andrade, com o trabalho: “Do analógico ao móvel: as reconfigurações do fotojornalismo em Natal/Rio Grande do Norte/Brasil”.

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br