Materia

#VIDASNEGRASIMPORTAM: XIII Encontro Nacional de História da Mídia 

acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto

Alcar21

Logomarca do Alcar 2021

Estão abertas as inscrições para o XIII Encontro Nacional de História da Mídia. Em razão da pandemia de Covid-19 o congresso, que acontece a cada dois anos – intercalando com os encontros regionais –, será pela primeira vez de forma totalmente remota. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia – a Rede Alcar – acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto com a temática #vidasnegrasimportam: racismos, violências e resistências nas dinâmicas do tempo.

“É muito importante nós discutirmos também a questão da temporalidade. O que nos faz hoje com toda a tecnologia a nosso favor tão angustiados? O que faz hoje as desigualdades permanecerem apesar de toda evolução técnica? São perguntas que não conseguimos responder com facilidade, mas que para respondê-las vamos ter que olhar para a história. Olhar para as memórias. Olhar para o passado e entender porque hoje quase tudo fica resumido a um presente intenso e que parece não ter fim”, afirma a presidenta da Alcar, professora e doutora Christina Ferraz Musse.

Durante o encontro, no dia 18 de agosto às 14h acontecerá a reunião da Rede Latino-americana de História da Mídia (RLAHM), com a participação das professoras Marinalva Barbosa (UFRJ) e Ana Paula Goulart (UFRJ), e do professor do departamento de Comunicação da Pontifícia Universidad Javeriana, em Bogotá, Eduardo Gutierrez.

Nos três dias de congresso, a fim de refletir sobre esses movimentos, sobre o racismo estrutural e “de que isso é sintoma na nossa sociedade”, o evento trará pesquisadores de diversas instituições para discutir o assunto com o público. Entre os temas abordados estão: experiências negras, escritas de si e do outro, com os professores Marinalva Barbosa (UFRJ), Alexandre Lima da Silva (UERJ) e Elson de Assis Rabelo (UFBA); processos de racialização do ódio e da violência, com os professores Silvino Lopes Évora, (Universidade de Cabo Verde), Juremir Machado da Silva (PUC-RS) e Wedencley Alves Santana (UFJF); branquidade, branquitude e (bio)políticas do branqueamento, com os professores Liv Sovik e Fernanda Carrera, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O prazo de submissão dos trabalhos para apresentação nos nove Grupos Temáticos (GTs) irá até 13 de junho. O pesquisador deve enviar o artigo completo para o e-mail do GT escolhido. Os aceites serão divulgados até o dia 20 do mesmo mês, mas as inscrições para participar do evento vão até 23 de julho (confira mais informações: https://alcarnacional2021.com.br/submissoes-de-trabalhos/). Além da apresentação nos GTs, os estudantes de graduação poderão se inscrever para concorrer ao Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia.

 

Conheça o prêmio José Marques de Melo de estímulo à memória da mídia

PremioJMM
 

O prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia está na sua 6ª edição. Foto: divulgação.

 

Criado em 2010, o Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia tem como principal intuito incentivar o desenvolvimento de projetos científicos que estejam ligados à memória dos meios de comunicação do Brasil.

O prêmio é uma homenagem a um dos ícones da Comunicação no país: o jornalista, professor universitário e pesquisador, José Marques de Melo. Natural de Palmeira dos Índios (AL), foi o primeiro Doutor em jornalismo titulado por uma universidade brasileira (1973).

As inscrições desta edição estão abertas até o prazo máximo para envio de trabalhos aos GTs do congresso. Para concorrer o estudante de graduação deve submeter seu artigo em coautoria com seu orientador, e registrar sua candidatura na primeira nota de rodapé do trabalho. Para mais informações clique aqui: https://alcarnacional2021.com.br/submissoes-de-trabalhos/ .

Ações do documento

Alcar Sudeste 2020 - Banner

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br