Jornal Alcar - nº 2 - Maio de 2012

Editorial

Nestes meses de maio e junho, a Alcar viaja por três regiões do Brasil para realizar seus encontros regionais. A primeira cidade a receber o evento foi São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, nos dias 14 e 15 de maio. No final do mês, nos dias 31 de maio e 01 de junho, será a vez de Vila Velha, no Espírito Santo. Teresina, no Piauí, é o último destino, nos dias 20 e 21 de junho. Leia mais.

 

Notícias

Pesquisadores de história da mídia poderão associar-se à Alcar

Até o final do primeiro semestre deste ano, pesquisadores da área poderão associar-se à Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. “Uma instituição como a nossa é uma construção coletiva. Estamos institucionalizando a Alcar e será muito importante contar com apoio de colegas de todo o País”, afirma Maria Berenice Machado, presidente da Associação. Leia mais.

Encontro da Alcar RS superou expectativas

O 4ª Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia – Alcar RS aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, em São Borja, e se propôs a descentralizar as discussões acerca das pesquisas e os desdobramentos em relação à história da mídia. Leia aqui o relato da comissão organizadora.

Alcar Sudeste recebe inscrições de ouvintes

Interessados em participar, como ouvintes, do II Encontro Regional Sudeste de História da Mídia – Alcar Sudeste 2012 têm até o dia 31 de maio para fazer suas inscrições. O evento, que terá como tema central Mídia: Memória e esquecimento, teve 73 artigos aprovados para apresentação nos Grupos de Trabalho e 11 pôsteres. Leia mais.

Nordeste terá encontro regional em junho

O Encontro Nordeste de História da Mídia – Alcar Nordeste acontece nos dias 20 e 21 de junho de 2012 e encerra a programação de regionais da instituição deste primeiro semestre. O evento ainda recebe inscrições de ouvintes. O prazo para o envio de trabalhos encerrou-se no dia 10 de maio. O encontro será realizado na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Leia mais.

Artigos


O rádio e o Dia Mundial da Internet - Nair Prata

Como o escândalo Watergate seria coberto hoje pela imprensa?* - Carlos Castilho

 

Livros

José Marques de Melo lança obra sobre História do Jornalismo

História do Jornalismo – Itinerário crítico, mosaico contextual (Editora Paulus) é o título do livro recém-lançado pelo professor José Marques de Melo, um dos fundadores da Alcar. Com extensa contribuição para os estudos da área no Brasil e para sua historização, Marques de Melo apresenta, nessa obra, uma análise crítica do jornalismo, que discute a história das práticas profissionais e também dos estudos da área, desde a origem da disciplina até seus narradores contemporâneos, com especial destaque para o contexto brasileiro. Leia mais.

 

Livro traz resultados de tese de doutorado sobre fãs do Big Brother Brasil

O livro Os olhos do Grande Irmão – Uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil (Editora Sulina), de Bruno Campanella, traz os resultados da tese de doutorado do autor, defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vencedora do Prêmio Compós 2011 de melhor tese na área da Comunicação. Leia mais.

 

Uso da Internet nas eleições é tema de lançamento

A obra Internet e eleições: Bicho de Sete Cabeças? (Editora Manhanelli), de Gil Castilho e Carlos Manhanelli, aborda o uso da comunicação digital no campo político, ancorado em campanhas eleitorais realizadas no Brasil e no exterior. Lançado em abril deste ano, o livro discute contribuições da Internet aos processos eleitorais, apresenta ferramentas que podem ser utilizadas nesse sentido, assim como discorre sobre aspectos históricos que dão base a essas práticas. Leia mais.

 

História de O Estado de S. Paulo é contada em livro

A história de O Estado de S. Paulo é o tema do livro Nascidos para perder (Editora Insular), de autoria do jornalista Mylton Severiano, lançado recentemente. Para o trabalho de pesquisa e apuração, Severiano contou com a ajuda de outros repórteres, alguns deles ex-integrantes da equipe do jornal. Leia mais.


Rápidas

 

Intercom 2012 recebe trabalhos até 29 de junho

 

O XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2012 recebe inscrições de trabalhos até o dia 29 de junho. Os pesquisadores interessados em submeter suas pesquisas devem efetuar o pagamento até o dia 26 daquele mês. Ao todo, são 30 Grupos de Pesquisa, organizados em oito Divisões Temáticas.

Neste ano, o congresso da Intercom será realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), de 3 a 7 de setembro. O tema geral do evento será Esportes na Idade Mídia – diversão, informação e educação. Informações no site www.intercom.org.br.

 

15ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação será realizada em junho

Será realizada de 6 a 8 de junho a 15ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2012). O evento será sediado pela Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande, conjuntamente com o 9º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular.

O Folkcom 2012 contará com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros. Entre os palestrantes internacionais, estão Joseph Straubhaar (Estados Unidos), Alberto Pena Rodríguez (Espanha) e Carlos Nogueira, Lucília José Justino e Luis Humberto Marcos, de Portugal. Informações e inscrições no site www.redefolkcom.org.

 

Inscrições para Encontro Anual da Compós encerram-se em maio

Encerram-se no dia 31 de maio as inscrições para o XXI Encontro Anual da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. O evento acontece de 12 a 15 de junho de 2012, em Juiz de Fora.

O prazo para o envio de trabalhos encerrou-se em fevereiro. Outras informações podem ser encontradas no site www.compos.org.br.


SBPJor divulga chamada de trabalhos para 10º Encontro de Pesquisadores em Jornalismo

A SBPJor divulga chamada de trabalhos para o 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. O evento, que acontece em Curitiba, de 8 a 10 de novembro, recebe trabalhos entre os dias 15 de junho e 31 de julho de 2012. O mesmo prazo vale para o II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.

A edição deste ano terá como tema a Pesquisa em Jornalismo na América Latina. Informações no site www.sbpjor.org.br.


Lusocom será realizado em Lisboa

A Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, será sede do X Congresso da Lusocom – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação. O evento acontece de 27 a 29 de setembro. O prazo para o envio de artigos encerrou-se em abril, mas as inscrições para ouvintes permanecem abertas.

Entre os temas a serem discutidos nos Grupos de Trabalhos, estão: História da Mídia, Jornalismo, Comunicação Organizacional, Publicidade, Comunicação e Educação, Redes Sociais e Cultura. Informações no site capp.iscsp.utl.pt.

 

 

 

 

Conselho editorial: Maria Berenice Machado, Angela Schaun, Marcio Fernandes, Nair Prata e Edileuson Almeida

Edição: Aline Strelow

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br