Jornal Alcar - Nº 3 - Agosto de 2012

Editorial
Este primeiro semestre de 2012 foi marcado, na Alcar, pelo realização de três Encontros Regionais de História da Mídia. Estivemos no Sul, no Sudeste e no Nordeste. Em todos eles, a mobilização de professores, alunos de graduação e pós-graduação e das comunidades que receberam os eventos foi um destaque à parte. O envolvimento efetivo mostrou que, mesmo fora do eixo tradicional dos eventos de Comunicação, normalmente realizados em cidades de maior porte, temos grande potencial para atividades acadêmico-científicas. Leia mais.

 

Notícias

Revista Brasileira de História da Mídia lança nova edição e chamada de trabalhos
Está no ar a segunda edição da Revista Brasileira de História da Mídia – RBHM, com dossiê temático sobre história da televisão. A publicação traz, ao todo, 20 textos, entre artigos, resenhas e entrevistas. A próxima edição será publicada no primeiro semestre de 2013. O prazo para o envio de trabalhos para o dossiê Comunicação e História: Interfaces encerra-se no dia 30 de setembro de 2012. Leia mais.

Alcar promove encontro regional no Centro-Oeste
A Alcar promove, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, O I Encontro Regional Centro-Oeste de História da Mídia. O evento será realizado no Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran (Dourados, MS) e terá como tema central Mídia, História e Representações. A coordenação geral está sob responsabilidade do professor André Mazini. Leia mais.

2º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia discute construção da memória dos grupos sociais
Com o objetivo de discutir a construção da memória dos grupos sociais, utilizando-se do acesso aos meios de comunicação, foi realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho o 2º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia com o tema Mídia: memória e esquecimento. O evento, organizado pela Alcar e pela Universidade Vila Velha (UVV), ocorreu no campus Boa Vista, em Vila Velha (ES). Leia mais.

II Encontro Nordeste de História da Mídia reúne cerca de 400 pesquisadores em Teresina
Com o tema Identidade, Memória e Convergência Midiática, o II Encontro Nordeste de História da Mídia reuniu, nos dias 20 e 21 de junho, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina (capital do Piauí), cerca de 400 pesquisadores de todo o Nordeste, além de professores de renome nacional e internacional para debater questões referentes à história da mídia. Leia mais.

Grupo de História da Comunicação da Alaic apresenta proposta de permanência
Realizado em maio deste ano, o XI Congresso Latino-Americano de Pesquisadores em Comunicação – Alaic 2012 foi marcado pelo desenvolvimento de uma proposta conjunta do grupo de interesse de História da Comunicação, com o objetivo de torná-lo um grupo de trabalho permanente. Coordenado por Eduardo Gutiérrez (UJ Cali, Colombia), o GI teve mais de 70 trabalhos aprovados. Leia mais.

 

Artigos

O corpo feminino na publicidade: aspectos históricos e atuais - Angela Schaun e Rosana Schwartz

Como os telefones celulares podem ajudar na inclusão social? - Sandra Rubia da Silva

Mídia impressa e os novos cenários para o século XXI - José Ferreira Junior

 

Livros

Obra de François Jost analisa o sucesso dos seriados americanos
Os seriados americanos e seu sucesso no mercado televisivo francês são o tema da instigante obra Do que as séries americanas são sintoma? (Editora Sulina), de François Jost, lançado recentemente no Brasil. De acordo com o autor, a seriefilia substituiu a cinefilia e, embora dela se distinga, se apropriou de alguns de seus traços: o conhecimento preciso das intrigas, das temporadas, dos comediantes, de suas carreiras, dos autores, dos acasos e percalços da realização dos projetos, etc. Leia mais.

Lançamento analisa a identidade brasileira no discurso publicitário
A construção da identidade brasileira pelo discurso publicitário é o foco da obra Propaganda, identidade e discurso – Brasilidades midiáticas (Editora Sulina), lançamento recente de Eneus Trindade (USP). O livro é resultado da síntese da pesquisa de doutoramento do autor, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP e premiada como melhor pesquisa de doutorado na área de Publicidade e Propaganda no congresso da Intercom de 2004. Leia mais.

Estudo das narrativas midiáticas reúne diferentes objetos de pesquisa
Narrativas midiáticas (Editora Insular) é o título da obra organizada por Célia Ladeira Mora, Luiz Gonzaga Motta e Maria Jandyra Cunha e lançada neste ano. O livro reúne textos de 15 pesquisadores, unidos pela análise dos aspectos narrativos dos meios de comunicação, mas com olhares lançados para diferentes objetos: o jornalismo alternativo de O Pasquim, a literatura de Jorge Amado, a cultura do rock’n’roll, a revista Veja, a minissérie Alice e o twitter. Leia mais.

Memórias possíveis traz a cidade de Juiz de Fora narrada por jornalistas
A história da cidade e da comunicação em Juiz de Fora, contada através dos relatos de profissionais de televisão de diferentes épocas é o foco da obra Memórias possíveis: personagens da televisão em Juiz de Fora (Funalfa/UFJF), de Christina Musse e Cristiano Rodrigues. Leia mais.

 

Rápidas

Fortaleza recebe Intercom 2012 no mês de setembro
O XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2012 acontece de 3 a 7 de setembro, na Universidade de Fortaleza (Unifor). A conferência de abertura, com o tema geral do evento – Esportes na Idade Mídia – diversão, informação e educação será ministrada pelo antropólogo Roberto DaMatta. Informações nos sites www.intercom.org.br e www.unifor.br/intercom2012.

SBPJor recebe trabalhos até 10 de agosto
Encerra-se no dia 10 de agosto o prazo para submissão de trabalhos ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores e II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. O evento será realizado em Curitiba, de 8 a 10 de novembro. O tema geral, neste ano, é a Pesquisa em Jornalismo na América Latina. Informações no site www.sbpjor.org.br.

Universidade Autônoma do México realiza colóquio de análise cinematográfica
O 2º Colóquio Universitário de Análise Cinematográfica será realizado de 25 a 27 de setembro, na Universidade Nacional Autônoma do México. O evento tem como objetivo estabelecer um ponto de encontro para investigadores que, desde pontos de vista diversos, estudam o fenômeno fílmico. Informações no site coloquiocine.org.

Lisboa será sede do X Congresso da Lusocom
O X Congresso da Lusocom – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação acontece de 27 a 29 de setembro, na Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. Entre os temas a serem discutidos nos Grupos de Trabalhos, estão: História da Mídia, Jornalismo, Comunicação Organizacional, Publicidade, Comunicação e Educação, Redes Sociais e Cultura. Informações no site capp.iscsp.utl.pt.


Conselho editorial: Maria Berenice Machado, Angela Schaun, Marcio Fernandes, Nair Prata e Edileuson Almeida
Edição: Aline Strelow
Projeto gráfico:
Caixola/UFRGS

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br