ALCAR 2017 tem como tema as manipulações midiáticas

Logo Alcar Nacional 2017

O XI Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2017- será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, organizado pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. As inscrições estarão abertas de 15 de fevereiro a 20 de maio e a submissão de trabalhos poderá ser feita de 15 de fevereiro a 15 de abril.

 

Para a conferência de abertura, está confirmada a presença do historiador inglês Peter Burke, que falará sobre o tema principal do evento: “Manipulações midiáticas em perspectiva histórica”. Além disso, serão realizadas mesas sobre os seguintes temas: “80 Anos da APP-SP – Associação dos Profissionais de Propaganda”, “A influência do rádio na construção das memórias coletivas e histórica”, “Comunicação corporativa e a memória institucional”, “Comunicação e marketing na contemporaneidade”, “Das ideias de Steve Johnson à era da publicidade digital”, “História do campo comunicacional – Brasilianistas e Brasileiríssimos”, “História e Manipulação Midiática”, “História, Jornalismo e Literatura: interfaces”, “Manipulação midiática na história do jornalismo brasileiro”, “Navegando pela história da propaganda no Brasil” e “Periodização da História: revisão crítica”.

 

Os pesquisadores podem submeter trabalhos a um dos nove Grupos Temáticos da ALCAR: História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Alternativa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual, História da Mídia Visual e Historiografia da Mídia. As ementas dos GTs e as normas editoriais estão publicadas no site do evento.

 

No XI Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2017 também será realizada a 4ª edição do Prêmio José Marques de Melo, exposição de trabalhos científicos, em nível de graduação, destinada a fomentar o desenvolvimento de projetos que tenham ligações com a memória dos meios de comunicação no país, assim como eventuais relações com outros campos do conhecimento, como História, Letras, Educação, etc. As modalidades do Prêmio são: Pesquisa em nível de graduação, para estudos de Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e/ou ações desenvolvidas em disciplinas isoladas, sempre com a orientação de um professor. Para participar desta edição, os trabalhos devem ter sido finalizados até 31 de dezembro de 2016. O prazo para a submissão de textos ao Prêmio é 15 de fevereiro a 15 de abril.

 

Mais informações sobre XI Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2017 estão disponíveis no site do evento http://www.alcar2017.com.br ou pelo e-mail historiadamidiaalcar2017@gmail.com.

 

Sobre a ALCAR

ALCAR nasceu como Rede Alfredo de Carvalho, em 2001, com o objetivo de realizar um grande evento para comemorar os 200 anos da imprensa no Brasil e os 100 anos do evento realizado por Alfredo de Carvalho, em 1908, quando várias conferências e pesquisas deram visibilidade e reverberaram a importância da data para o país. A iniciativa foi de um grupo de pesquisadores liderados pelo professor José Marques de Melo.

 

A Rede Alfredo de Carvalho organizou eventos nacionais todos os anos, entre 2003 e 2009 e, a partir de 2010, iniciou a realização de encontros regionais em anos pares, mantendo os nacionais em anos ímpares. Os eventos da ALCAR são sempre organizados por Universidades, mantendo a vinculação científica da entidade. Em 2014, foi oficialmente registrada como Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e manteve a homenagem a Alfredo de Carvalho, sendo, portanto, conhecida como ALCAR.

 

Hoje, a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia está consolidada como uma entidade de vigor acadêmico e determinante contribuição aos estudos da história da mídia no país, possuindo centenas de pesquisadores filiados.

 

SERVIÇO

XI Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2017

Realização: Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR)

Organização: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Data: 8, 9 e 10 de junho de 2017

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - Rua Piauí, 143, Higienópolis, São Paulo – SP

Inscrições: 15 de fevereiro a 20 de maio

Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro a 15 de abril

Site do evento: http://www.alcar2017.com.br

E-mail do evento: historiadamidiaalcar2017@gmail.com

Facebook: ALCAR 2017

Site da ALCAR: http://www.ufrgs.br/alcar

Ações do documento
registrado em:

chamada alcar nacional 2017

 

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br