Confira o Jornal da Alcar de Novembro

Editorial

Estamos nos aproximando do fim do ano e queremos aproveitar para agradecer aos sócios e parceiros da ALCAR que estiveram conosco ao longo deste ano. Em junho de 2015, durante o 10º Encontro Nacional de História da Mídia, realizado em Porto Alegre, uma nova diretoria assumiu com muitas expectativas de continuar o trabalho e de aproximar ainda mais a nossa Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia com a comunidade acadêmica, em todas as regiões do país.. Leia mais.

 

Notícias  

CIESPAL entrega outorga a professor José Marques de Melo

O professor José Marques de Melo, professor emérito da ECA,  recebeu no último dia 16 de novembo outorga do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina (CIESPAL) pela contribuição feita  ao  Pensamento  Comunicacional Latino-Americano. Leia mais. 

 

Pensacom Brasil 2015 debate história da comunicação 

A II Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2015) teve como temática central a história da comunicação, seus desafios, impasses e conquistas. O evento foi realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), entre os dias 16 e 18 de novembroLeia mais.

 

Prêmio Jabuti divulga resultado da edição de 2015

Foi divulgada a lista do Prêmio Jabuti 2015, considerado o maior prêmio da literatura brasileira. Com a obra Imagem Contestada – A Guerra do Contestado pela Escrita do Diário da Tarde(1912-1916), a diretora Científica da ALCAR, Karina Janz Woitowicz ficou com o pêmio de segundo lugar na categoría “Comunicação”.. Leia Mais

 

Memória

Comunicação e história: a imprensa na Amazônia paraense

Sob a liderança da professora Netília Seixas, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolve há sete anos estudos sobre  o percurso da imprensa no Pará. Visando ampliar o alcance do trabalho, foi criado em 2014, junto às agências de fomento, o Grupo de Pesquisa História da Mídia na Amazônia. O objetivo é estabelecer uma rede colaborativa para o desenvolvimento de projetos que, de forma mais plural, deem conta dos processos históricos que envolvem a imprensa na região norte do Brasil.Leia mais.

 

 Evento

Professor Vicente Castellano Cerda profere conferência na UFPI

O Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí recebe o Prof. Dr. Vicente Castellano Cerda, da Universidade Autónoma Metropolitana da Cidade do México, para uma Conferência sobre A Escritura audiovisual na investigação da comunicação intercultural, na quarta-feira, dia 02 de dezembro, às 10 horas no Auditório do CCE.. Leia mais.

 

IV Encontro da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação

Entre os dias 2 e 5 de dezembro será realizado o IV Encontro da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação. Leia mais.  

 

Rápidas

Canais de comunicação ALCAR

O nosso Jornal ALCAR e nossa fanpage no Facebook estão abertos para receber críticas e sugestões de pauta. Envie para o e-mail para: jornalalcar@gmail.com

Acompanhe as notícias no nosso site: http://www.ufrgs.br/alcar.

 

Livros 

O mito da agulha hipodérmica e a era da propaganda

A obra de Francisco Francisco Rüdiger, O mito da agulha hipodérmica e a era da propaganda -12 estudos de arqueologia do pensamento comunicacional, apresenta-se como uma novidade na reflexão política e o discurso teórico sobre a propaganda, das origens até 1950. Leia mais.

   

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz e Vinicius Ferreira 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

 
Ações 
Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br