Convocatória para o II Encontro Nordeste de História da Mídia, Teresina-PI, 20 e 21 de junho de 2012.

logo


www.historiadamidia2012.com.br


MODALIDADES:

Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais poderão inscrever as seguintes modalidades de trabalhos nos Grupos Temáticos:

Comunicação Científica: Artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação.

Iniciação Científica: Trabalhos produzidos pelos estudantes dos cursos de graduação.

Memória de Experiências ou Depoimentos de Especialistas: Textos produzidos por profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.

 

GRUPOS TEMÁTICOS:


1- História do Jornalismo

 Coordenador Regional: Roseane Arcanjo Pinheiro ( email: roseane_arcanjo@yahoo.com.br)

 Ementa: História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo: aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os jornais como fonte historiográfica.

 

2- História da Publicidade e da Comunicação Institucional

Coordenador Regional: Ana Kelma Gallas ( kelmagallas@yahoo.com.br)

Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

 

3- História da Mídia Digital

Coordenador Regional: Jan Alyne Barbosa ( janlyne@gmail.com)

Ementa: O objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant - PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.

 

4- História da Mídia Impressa

Coordenadora Regional: Luciana Chagas ( lua.chagas@uol.com.br)

Ementa: Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros.

 

5- História da Mídia Sonora

Coordenador Regional: Gustavo Said ( email: gsaid@uol.com.br )

Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

 

6- História da Mídia Audiovisual e Visual

Coordenador Regional: Nilsângela  Cardoso Lima (email: nilcardoso@gmail.com )

Ementa: Resgatar, sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.

 

7- História da Mídia Alternativa

Coordenador Regional: Marcela Miranda ( email: marcela.jor@hotmail.com )

Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em determinado período histórico, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.

 

8- Historiografia da Mídia

Coordenador Regional: Paulo Fernando Lopes Carvalho (lopespaulofernando@gmail.com )

Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.

 

 

CALENDÁRIO

Submissão de Trabalhos para os Grupos Temáticos: 06 de fevereiro a 30 de abril de 2012

Divulgação dos ACEITES: Até 19 de maio de 2012

Importante: Serão ACEITOS somente os trabalhos cujos autores comprovarem o pagamento prévio da inscrição do evento.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Os textos completos devem ser salvos em formato.pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_joao_cunha).

Todos os graduandos que desejem apresentar trabalhos devem obrigatoriamente informar o nome do Professor orientador.

A inscrição de trabalhos se dará através do Sistema de Inscrições, devendo uma cópia do texto ser enviada ao Coordenador de cada Grupo Temático.

Na ausência de resposta imediata quanto ao recebimento correto do arquivo, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de extravio.

Os coordenadores de grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores locais somente publicarão nos Anais aqueles trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Site: www.historiadamidia2012.com.br

Email: historiadamidia2012@gmail.com

Fone: 86-3215-5965

Ações do documento
registrado em: ,

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br