Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Jornal da Alcar de Fevereiro presta homenagem a Angela Schaun

Editorial

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR está engajada em reunir pesquisadores nas cinco regiões brasileiras, nos congressos regionais que serão realizados em 2016. O tema deste ano será Mídia, Fluxos Migratórios e Diásporas: perspectiva histórica”. Leia Mais.

 

Homenagem: Ângela Schaun 

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia reservou este espaço para prestar homenagem à professora Dra. Angela Schaun, ex-vice-presidente da ALCAR (gestão 2011-2015), que faleceu na cidade de São Paulo, no dia 30 de janeiro.   

O Jornal ALCAR reuniu algumas manifestações de professores e colegas, que registraram votos de pesar, e procuraram descrever um pouco do seu trabalho como pesquisadora no campo da comunicação, como também pelo lado humano de Angela Schaun.Confira!

 

Notícias  

Revista Brasileira de História da Mídia recebe trabalhos até 15 de abril

O dossiê temático História da Mídia e Consumo da Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) está chamada aberta até o dia 15 de abril. O dossiê, que será lançado em julho de 2016, tem como editores associados os pesquisadores Sandra Rúbia da Silva (UFSM) e João Carrascoza (ESPM). Leia mais. 

 

JRE-Online abre submissões para primeira edição de 2016

A revista JRE Online abriu chamada para submissões de trabalhados destinados a sua edição de 2016. Os artigos deve ser enviados até o dia 30 de abril. A edição terá como tema “Memória, Comunicação, Mídia e Educação”. JRE Oline é uma parceria entre a Journalism Research & Education Section da IAMCR e a Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo – SBPJor.. Leia mais.

 

Simpósio Diálogos entre História e Comunicação Social será realizado em junho

O Simpósio Temático Diálogos entre História e Comunicação Social será realizado dentro da programação V Encontro de Pesquisa em História da UFMG, que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de junho de 2016, na Universidade Federal de Minas Gerais. . Leia Mais. 

 

Encontro na UFPI está com chamada em aberto 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC – UFPI) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPI) realizam entre os dias 27 e 29 de abril de 2016 em Teresina, Piauí, o I ENDIS – Encontro Discurso, Identidade e Subjetividade. O encontro é composto por sete Grupos de Trabalho que envolvem as temáticas: GT. 01 Linguagem, Cultura e Identidade; GT.02 Mídia e Corporeidade; GT.03 Narrativas Midiáticas; GT.04 Gênero e Subjetividades; GT.05 Discurso e Ideologia; GT.06 Discurso, Imagem e Imaginário; GT.07 Discurso, Cultura Digital. Leia Mais

 

 Rápidas

Fundação Casa de Rui Barbosa realiza conferência sobre história e cultura francesa

A Fundação Casa de Rui Barbosa, do Ministério da Cultura, realizou por meio do seu grupo de pesquisa Imprensa e Circulação de ideias a conferência "A Civilização do Jornal (1836-1940): por uma história literária e cultural da imprensa francesa",  ministrada pela professora Marie-Ève Thérenty da Universidade Montpellier III/França, no último dia 22 de fevereiro, com entrada franca.

A iniciativa foi das pesquisadoras Isabel Lustosa(FCRB) e Tânia Regina de Luca (UNESP/Assis). Marie-Ève Thérenty é professora da Universidade de Montpellier III, professora convidada da New York University e diretora do Centro de Pesquisas RIRRA21 -Représenter, Inventer La Réalité du Romantisme à l'Aube du XXIe Siècle. Especialista em estudos sobre a relação entre imprensa e literatura, poética dos suportes e imaginários mediáticos. Autora, entre outros, de “La littérature au quotidien: poétiques journalistiques au XIXesiècle e Balzac journaliste.

  

Faculdade de Comunicação da UFPA comemora 40 anos

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (Facom/UFPA) realizou nos dias 22 a 24 de fevereiro uma programação especial de aniversário com o Seminário Facom 40 anos: a comunicação em movimento.

Os dois primeiros dias do evento foram dedicados a debates específicos sobre jornalismo (Tempos de Reportagem) e sobre publicidade e propaganda (Tempos de Criatividade). Já último dia foi realizada uma programação festiva, com conferência, pré-lançamento de documentário, homenagens a professores, técnicos e alunos que passaram pela Faculdade, além de apresentações culturais. 

 

Livros 

A Publicidade gay no Brasil: do silêncio à conexão

Chega ao leitor, no formato de livro, a dissertação de mestrado de Jorge Tadeu Borges Leal defendida no Programa de Comunicação da PUC-RIO. O livro, lançado recentemente pela Editora Pirilampo, aborda os pontos de encontros, ou desencontros, entre a publicidade brasileira e a homossexualidade. Leia mais.

   

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz e Vinicius Ferreira 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br