Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Projeto NUPECC - PUCRS digitaliza jornais luso-brasileiros

O projeto desenvolvido por meio do Núcleo de Pesquisa em Ciência da Comunicação- NUPECC, filiado a Famecos da PUCRS, atua digitalizando, fichando o conteúdo e disponibilizando online jornais alternativos, suplementos literários e jornais coloniais de expressão portuguesa. O professor Dr. Antonio Hohlfeldt, atual Diretor de Relações Internacionais da Rede ALCAR, desenvolve há mais de 10 anos o projeto de digitalização de periódicos nacionais e internacionais visando à preservação do acervo material da história da imprensa de países de colonização lusófona.

A iniciativa surgiu a partir de uma demanda institucional já existente: a FAMECOS havia recebido, em meados da década de 1980, a doação do acervo particular dos jornalistas Osvaldo Goidanich e Roberto Eduardo Xavier, porém o material no início dos anos 2000 ainda não havia sido adequadamente trabalhado visando a sua melhor conservação e acesso ao público. Foi então que o Prof. Antonio Hohlfeldt, que havia assumido recentemente a coordenação da Pós-Graduação em Comunicação, vislumbrou o projeto de digitalização do acervo, assim como a fixação de seu conteúdo seguindo o modelo que já era desenvolvido pela faculdade de letras da mesma instituição.

 Para o desenvolvimento da iniciativa, foram retomadas as atividades do NUPECC na cabine de projeção do auditório da FAMECOS com a colaboração de bolsistas de iniciação científica.  Os anos iniciais do projeto foram marcados por poucos recursos e problemas estruturais que gradualmente foram sendo sanados na medida em que os resultados iniciais surgiam e a proposta passava a ser contemplada com verbas de editais de fomento de instituições como CNPQ, CAPES e editais internos da própria PUCRS.

Os resultados iniciais do projeto geraram o livro Dois pioneiros da Comunicação no Rio Grande do Sul, escrito pelo então bolsista Rafael Rosinato Valles em parceria com Antonio Hohlfeldt. A publicação lançada na forma de e-book, em 2008, conta a trajetória de Oswaldo Goidanich e Roberto Eduardo Xavier tomando como base os documentos presentes no acervo que vinha sendo manuseado pelo NUPECC.

A publicação do livro marcou a transição entre a primeira fase da reestruturação do NUPECC e a solidificação de suas atividades com a ampliação de recursos e frentes de trabalho. A partir de 2009, com a inserção do Prof. Antonio Hohlfeldt nas atividades desenvolvidas pela Alcar e em sua pesquisa de Pós Doutorado, o núcleo passou a trabalhar também com jornais alternativos, comoo Pato Macho e o Jornal Movimento, assim como periódicos das colônias de expressão portuguesa como Moçambique, Angola, Cabo Verde e Goa. 

Entre os resultados alcançados pela iniciativa, destaca-se o já considerável acervo digitalizado e disponível para acesso gratuito pelo site do NUPECC e que vem servindo de base para pesquisas sobre história da mídia desenvolvidas por pesquisadores em nível de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 Em constante atividade, o Prof. Antonio Hohlfeldt destaca que o NUPECC está disponível para estabelecer parcerias com pesquisadores interessados em se juntar a equipe, com outros projetos que demonstrem interesse em linkar iniciativas semelhantes assim como se encontra em constante diálogo com os proprietários de acervos jornalísticos.  

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br