Regulamento Geral

Da Definição e Dos Objetivos

Artigo 1º - Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, criado em 2010, é uma exposição de trabalhos científicos em nível de graduação e um concurso cultural vinculado ao Encontro Nacional de Pesquisadores em História da Mídia (Rede Alcar), evento que ocorre a cada dois anos no Brasil, com apoio do projeto Globo Universidade.

§ 1º – Esta ação leva o nome do professor José Marques de Melo, um expoente internacional em estudos da memória da Mídia brasileira bem como idealizador da Rede Alfredo de Carvalho (Alcar), organismo que deu origem aos Encontros Nacionais.

§ 2º – Entende-se por graduação exclusivamente os cursos de bacharelado e licenciatura, sendo vedada a participação de trabalhos oriundos de cursos de curta duração, sequenciais, de formação de tecnólogos e assemelhados.

Artigo 2º – O Prêmio almeja principalmente fomentar o desenvolvimento de projetos científicos, no âmbito dos cursos de graduação, que tenham ligações com a memória dos Meios de Comunicação no País, assim como eventuais relações com outros campos do conhecimento, como História, Letras, Educação, etc.

Das Modalidades

Artigo 3º – As modalidades do Prêmio são:

I – Iniciação Científica, para pesquisas vinculadas a programas institucionais de Iniciação Científica e com orientação de um professor. Os trabalhos nesta modalidade devem ter sido finalizados até, no máximo, doze meses antes da data final de submissão ao evento. Em 2011, o prazo máximo para submissão de textos será 15 de março.

II - Pesquisas Acadêmicas, para trabalhos desenvolvidos como Conclusão de Curso (TCC) ou em disciplinas cursadas na graduação. Estes trabalhos devem contar o a orientação de um professor-orientador, no primeiro caso, ou do professor da disciplina, na segunda possibilidade.

Das Inscrições

Artigo 4º – Concorrerão automaticamente trabalhos que tenham sido selecionados para um dos GTs do Encontro Nacional: História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual e Visual, História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.

§ 1º – Os graduandos que estiverem vinculados a programas de Iniciação Científica e que desejarem concorrer nesta modalidade deverão enviar, no ato da inscrição para o Encontro, documento comprobatório de tal condição, expedido pela instituição em que estuda, no qual conste o nome do projeto e do orientador.

§ 2º – Já os artigos inscritos na opção Pesquisas Acadêmicas devem ter sido realizados ao longo do ano de 2010. Os participantes devem enviar, no ato da inscrição, declaração do professor da disciplina em que o material foi desenvolvido ou, no caso dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), uma declaração do coordenador de TCC ou do coordenador de curso de que se trata-se de um artigo em versão final.

Da Seleção e Do Julgamento

Artigo 5º – O processo de escolha dos vencedores ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, cada coordenador de GT seleciona e indica os dois melhores trabalhos/artigos de seu Grupo de Trabalho. Em seguida, os 16 trabalhados indicados pelos coordenadores de GTs serão avaliados pelos membros da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar). A avaliação deverá levar em consideração a contribuição da pesquisa para a História da Mídia do tempo passado e/ou do tempo presente, o conteúdo do trabalho, sua pertinência para os estudos da Comunicação e sua fundamentação.

§ 1º – Não poderão ser indicados para o Prêmio trabalhos que tenham sido orientados ou co-orientados por coordenadores dos GTs, membros da Diretoria da Alcar ou participantes da equipe do projeto Globo Universidade.

Da Premiação

Artigo 6º – O resultado será divulgado durante a Plenária Final do Encontro Nacional da Alcar. Em 2011, esta sessão se dará em 30 de abril, na cidade de Guarapuava (PR). Recebem certificado todos os 16 finalistas. Além disso, os trabalhos classificados em terceiro e segundo lugares receberão da Globo Universidade um kit com livros e/ou DVDs editados por ela editados/produzidos. Já o primeiro colocado ganhará uma viagem ao Rio de Janeiro, assim como o professor orientador, para conhecer a Central Globo de Produção (CGP/Projac), incluindo despesas com deslocamento aéreo ou rodoviário, alimentação e hospedagem.

Das Disposições Finais

Artigo 7º – Eventuais casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da entidade, ouvidos o(s) coordenador(es) de GT(s), quando for o caso. As decisões são irrecorríveis.

Ações do documento

selo

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br