Filiação
DIRETORIA 2019-2023
Diretoria-executiva
Presidente: Christina Ferraz Musse (UFJF) - cferrazmusse@gmail.com
Vice-Presidente: Antônio Hohlfeldt (PUCRS) - a_hohlfeldt@yahoo.com.br
Diretoria-Administrativa: Edna Mello (Unifesp) - alcar.abphm@gmail.com
Diretoria Científica: Valci Zuculoto (UFSC) - valzuculoto@hotmail.com
Diretoria de Comunicação: Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN) - valquiriakneipp@yahoo.com.br
Diretoria de Documentação: Fernanda Nalon Sanglard (UFMG) - alcar.abphm!gmail.com
Diretoria de Relações Internacionais: Igor Sacramento (Fiocruz)- igorsacramento@gmail.com
Conselho-Fiscal
Netília S. dos Anjos Seixas (UFPA)
José Ferreira (UFMA)
Marco Aurélio Reis (Unesa - RJ)
Diretorias Regionais
Norte: Luís Munaro (UFRR)
Nordeste: Paulo Eduardo Lins Cajazeira (UFCA)
Centro-Oeste : Mário Fernandes (UFMS)
Sudeste: Silvana Louzada (IFRJ-RJ)
Sul: Cárlida Emerim (UFSC)
Coordenador do Prêmio JMM
Vinicius Ferreira (UFRJ)
O que é a Alcar?
Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) é uma sociedade científica cujo objetivo é congregar pesquisadores e profissionais da Comunicação e de áreas afins, interessados em estudos avançados, de caráter interdisciplinar, cujo foco central de análise recaia sobre os processos históricos da mídia.
O que significa Alcar?
O nome Alcar é homenagem ao pesquisador Alfredo de Carvalho, responsável pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira. A sigla identifica grupo que constituiu a Rede Alfredo de Carvalho (Rede Alcar), em 2001, durante reunião na Associação Brasileira de Imprensa, para os propósitos de preservar a memória da mídia brasileira e preparar as comemorações dos 200 anos da imprensa. Em 2008, ano da comemoração do bicentenário, a assembleia reunida durante o 6º Encontro Nacional da Rede Alcar decidiu fundar a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e manter o nome Alcar, preservando, assim, a sua própria história.
Qual o objetivo e as formas de atuação da Alcar?
A Alcar procura alcançar seu principal objetivo - promover estudos avançados, de caráter interdisciplinar, cujo foco central de análise recaia sobre os processos históricos da Comunicação - mediante quatro programas básicos: estudos, cursos, eventos e publicações.
Quais são os eventos da Alcar?
Os eventos científicos da Alcar, nos anos pares, são múltiplos e espalhados pelas regiões brasileiras; nos anos ímpares há um único e grande encontro nacional.
Quantos e quais são os Grupos Temáticos da Alcar?
São nove os Grupos Temáticos (GTs) dos eventos nacionais e regionais:
GT - História do Jornalismo
Ementa: A multiplicidade das experiências jornalísticas no Brasil. Processo de institucionalização do jornalismo como profissão. A relação do jornalismo com a sociedade como fenômeno cultural e político. A contribuição do jornalismo para a história do Brasil. Conformações jornalísticas em relação ao sistema de comunicação em diferentes momentos históricos. A produção jornalística em múltiplas mídias: impressa, radiofônica, televisiva, online. História do texto, das práticas e dos modos de consumo jornalísticos. Contribuição de jornais e de jornalistas como atores da história. Questões teóricas e empíricas acerca de coberturas e narrativas jornalísticas numa perspectiva histórica. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os produtos jornalísticos como fontes historiográficas. O jornalismo e a construção de uma imaginação histórica. Os vínculos entre jornalismo, tempo e memória.
Coordenadores: Wilson Couto Borges (Fundação Oswaldo Cruz) e Izamara Bastos Machado (Fundação Oswaldo Cruz e UFRJ).
GT - História da Publicidade e das Relações Públicas
Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguage ns, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.
Coordenadora: Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM) e Monica Franchi Carniello (Unitau).
GT - História da Mídia Digital
Ementa: O objetivo do GT é refletir sobre o papel das mídias digitais na construção da memória histórica e social, incluindo a história do tempo presente. Tais reflexões podem centrar-se, entre outras possibilidades, na investigação das mídias digitais em termos de suas interfaces, discursos, imaginários, materialidades e suportes. Exemplos de temáticas pertinentes incluem estudos sobre a história e desenvolvimento das mídias digitais; jornalismo digital em suas interfaces com as redes sociais digitais como locus de memória social e de representações; estudos sobre games e memória social; performances e práticas de consumo nas redes sociais digitais; práticas de consumo e formas de apropriação de mídias digitais como dispositivos móveis (telefones celulares, tablets e smartphones); movimentos em rede, memória e cidadania; análise de discurso nas redes sociais; estudos de corte histórico sobre a construção da memória nas redes sociais; bem como trabalhos sobre arte na web e publicidade em ambientes digitais.
Coordenadora: a definir
GT - História da Mídia Impressa
Ementa: Aborda a história da imprensa (jornais, revistas, livros, volantes, cadernos) como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como o mais antigo suporte industrial da informação no Brasil; sua contribuição para o desenvolvimento do jornalismo em cidades de pequenos a grandes portes; o impacto das tecnologias sobre a mídia impressa ao longo dos séculos; as mudanças na forma de produção da notícia impressa; o desenvolvimento da profissão Jornalismo; o estudo dos jornalistas e de suas influências na linha editorial dos impressos; a importância dos atores que participam da produção histórica dos impressos, (gráficos, fotógrafos, compositores, jornaleiros, colaboradores), entre outras abordagens latentes no estudo da história da imprensa.
Coordenadoras: Ranielle Leal (UFPI) e Roseane Arcanjo Pinheiro (UFMA-Imperatriz)
GT - História da Mídia Sonora
Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.
Coordenadora: Izani Mustafá (UFMA-Imperatriz) e Luciano Klöckner (PUCRS)
GT - História das Mídias Audiovisuais
Ementa: O objetivo do GT é discutir temáticas ligadas à história e à memória do cinema, da televisão, do vídeo e de outras formas de comunicação audiovisual. São de interesse do grupo questões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, técnicas, estéticas e profissionais; linguagens, discursos, narrativas, gêneros e formatos; formas de produção, circulação, recepção e consumo. São também bem vindos trabalhos que se proponham a debater aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre audiovisual.
Coordenadora: Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Patrícia D'Abreu (UFES)
GT- História da Mídia Visual
Ementa: O GT Mídias Visuais tem como questão central a relação entre visualidade e mediação. Busca pensar processo de comunicação visual não somente pelo discurso que engendra, mas pelo conjunto de práticas e dos meios que definem o processo de comunicação visual, que inclui as imagens fixas – analógicas e digitais – os vídeos e a linguagem videográfica, além das apropriações intertextuais e os hibridismos entre as linguagens.
Coordenadora: Itamar de Morais Nobre (UFRN)
GT - História da Mídia Alternativa
Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e digitais) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em contextos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória de meios alternativos e personagens, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.
Coordenador: Célia Regina Trindade Chagas Amorim (UFPA) e Rozinaldo Miani (UEL)
GT - Historiografia da Mídia
Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.
Coordenadora: Ingrid Hötte Ambrogi (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Gláucia Eneida Davino (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Quais são as publicações da Alcar?
A Alcar edita o Jornal Alcar, boletim eletrônico mensal, e a Revista Brasileira de História da Mídia, com duas edições anuais; também estimula a produção de publicações coletivas, impressas e digitais, dos nove Grupos Temáticos.
Quem pode ser sócio da Alcar?
Pesquisador(a) sobre os Processos Históricos da Mídia: Estudante de Graduação (Comunicação, História e afins), Estudante de Pós-Graduação (Comunicação, História e afins), Especialista, Mestre, Doutor(a) e Pós-doutor(a) que atuem em universidade ou grupo/instituição de pesquisa, além de profissionais vinculados a agências de pesquisa e prestação de serviço, assessorias de comunicação, empresas midiáticas, órgãos públicos e entidades não-governamentais.
Por que vale a pena se associar à Alcar?
Ser sócio da Alcar significa integrar uma comunidade científica de pesquisa sobre a História da Mídia que desde 2001 vem agregando pesquisadores - docentes, estudantes e profissionais - promovendo eventos acadêmicos, pesquisas coletivas e publicações. Além destes benefícios, o associado da Alcar:
· O sócio obtém desconto de 50% na taxa de inscrição no Encontro Nacional;
· Integra a lista dos destinatários preferenciais e assim recebe informações eletrônicas editadas pela Alcar, o Jornal Alcar (bimestral) e a Revista Brasileira de História da Mídia (semestral).
Estudantes de Pós-Graduação que pretendam seguir carreira docente ou de pesquisador(a) ao se associarem também
· participam de um dos nove Grupos Temáticos (GTs), mantidos pela Alcar, que reúnem os principais estudiosos de cada especialidade;
· ampliam o relacionamento no universo acadêmico e/ou no meio profissional;
· têm a oportunidade de compartilhar os seus estudos e divulgar a sua produção em publicações coletivas organizadas pelos integrantes da Alcar, bem como disponibilizá-la no ambiente do site da Associação.
Estudantes de Graduação participam do Prêmio José Marques de Melo, promovido pela Alcar com o patrocínio da Globo Universidade, que premia os três melhores estudos sobre História da Mídia realizado por alunos(as) de graduação sob orientação docente. Os trabalhos classificados em terceiro e segundo lugares receberão da Globo Universidade um kit com livros e/ou DVDs por ela editados/produzidos. O/A primeiro(a) colocado(a) e o/a Orientador(a) ganham viagem ao Rio de Janeiro para conhecer a Central Globo de Produção (CGP/Projac), incluindo despesas com deslocamento aéreo ou rodoviário, alimentação e hospedagem custeadas pela Rede Globo.
Quais as categorias de sócios e os respectivos valores da anuidade?
Categorias
Anuidade (R$)
Docente, pesquisador e profissional
110,00
Estudante de Pós-Graduação
85,00
Estudante de Graduação
55,00
Como se associar à Alcar?
1. Identificar a sua categoria de sócio
Categorias | Anuidade (R$) |
---|---|
Docente, pesquisador e profissional | 110,00 |
Estudante de Pós-Graduação | 85,00 |
Estudante de Graduação | 55,00 |
2. Depositar o valor correspondente à sua anuidade em nome de:
CC: 4651-5
CNPJ da ALCAR: 20.506.123/0001-06
3. Informar seus dados
Nome completo:
E-mail:
Endereço:
Cidade: Estado: CEP:
DDD + Telefone residencial:
DDD + Telefone profissional:
DDD + Telefone celular:
Titulação ou Curso (previsão de conclusão):
Instituição:
GT da Alcar de que participa(rá):
4. Enviar os dados acima junto com o comprovante do depósito bancário para
alcar.abphm@gmail.com - Fernanda Nalon Sanglard - Diretora de documentação da Alcar
e
alcar.abphm@gmail.com - Edna Mello – Diretora Administrativa da Alcar
5. Após a conferência dos seus dados e do depósito, você receberá da Alcar, por e-mail, o recibo do seu pagamento (válido por um ano ) e o seu número de sócio.
Qualquer dúvida escreva para alcar@ufrgs.br