Sobre a Alcar 2015
Maria Berenice da Costa Machado
Presidenta da Alcar
Ao promover o 10º Encontro Nacional de História da Mídia a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) dá continuidade à sua missão, oportunizar a convergência de pesquisadores e profissionais da Comunicação e de áreas afins, interessados em estudos avançados, de caráter interdisciplinar, cujo foco central de análise recaia sobre os processos históricos da mídia.
O nome Alcar é homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho responsável, em 1908, pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Alcar identifica grupo que constituiu a Rede Alfredo de Carvalho (Rede Alcar), em 2001, durante reunião na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, para os propósitos de preservar a memória da mídia brasileira e preparar as comemorações dos seus 200 anos. Em 2008, ano do bicentenário, a assembleia reunida durante o 6º Encontro Nacional da Rede Alcar, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ, decidiu fundar a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e manter o nome Alcar.
A partir de então, a Associação alterou a periodicidade dos seus eventos científicos: em anos pares acontecem os regionais e nos anos ímpares há um único e grande encontro nacional. Parte importante em todas as reuniões são as sessões para apresentações de pesquisas; são oito os Grupos Temáticos (GTs) que as acolhem - História do Jornalismo, da Publicidade e da Comunicação Institucional, da Mída Digital, da Mídia Impressa, da Mídia Sonora, da Mídia Audiovisual e Visual, da Mídia Alternativa e da Historiografia da Mídia.
2015 é ano especial para a Alcar, além da primeira dezena de encontros nacionais e da efetiva integração de todas as regiões brasileiras, celebraremos a obtenção do registro civil da Associação.
Relação dos Nove Encontros Nacionais de História da Mídia
Segue lista dos encontros nacionais da Alcar, em ordem cronológica, com indicação das datas em que ocorreram, as instituições organizadoras, as cidades e os respectivos temas.
I Encontro Nacional de História da Mídia
1º a 3 de junho de 2003
Organização: ABI, ABL, ABECOM, INTERCOM, UERJ e UniCarioca - apoio cultural da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Local: Rio de Janeiro/RJ
Tema "Mídia Brasileira: dois séculos de história".
II Encontro Nacional de História da Mídia
15 a 17 de abril de 2004
Organização: UFSC
Local: Florianópolis/SC
Tema "História do ensino de Jornalismo e das profissões midiáticas no Brasil".
III Encontro Nacional de História da Mídia
14 a 16 de abril de 2005
Organização: Centro Universitário Feevale
Local: Novo Hamburgo/RS
Tema "Preservando a memória da Imprensa e construindo a história da mídia no Brasil".
IV Encontro Nacional de História da Mídia
30 de maio a 2 de junho de 2006
Organização: AMI, Faculdade São Luís, UNICEUMA e UFMA
Local: São Luís/MA
Tema "Imprensa 200 Anos - Memória Maranhão"
V Encontro Nacional de História da Mídia
31 de maio a 02 de junho de 2007
Organização: Facasper
Local: São Paulo/SP
Tema "Mídia, Indústria e Sociedade: desafios historiográficos brasileiros"
VI Encontro Nacional de História da Mídia
13 a 16 de maio de 2008
Organização: UFF
Local: Niterói/RJ
Tema "200 anos de mídia no Brasil - Historiografia e Tendências"
VII Encontro Nacional de História da Mídia
19 a 21 de agosto de 2009
Organização: Unifor
Local: Fortaleza/CE
Tema "Mídia Alternativa e alternativas midiáticas"
VIII Encontro Nacional de História da Mídia
28 e 30 de abril de 2011
Organização: Unicentro
Local: Guarapuava/PR
Tema central: "Público e Mídia: perspectivas históricas"
IX Encontro Nacional de História da Mídia
30 de maio a 1º de junho de 2013
Organização: UFOP
Local: Ouro Preto/ MG
Tema central: "História da comunicação ou história da mídia? "
Números dos Encontros da Alcar
Os números da Alcar crescem a cada novo Encontro, como se pode observar no site e nos anais disponíveis em http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1.
Destacamos os números finais IX Encontro Nacional de História da Mídia/ 2013: 828 inscritos, representando todas as regiões brasileiras, além de participantes da França, Espanha e Portugal. 382 trabalhos aprovados, envolvendo universidades e centros de pesquisa; 6 conferências, 8 mesas temáticas, 8 oficinas, 11 minicursos e 2 vídeos (registros disponíveis no site do evento - http://www.jornalismo.ufop.br/historiadamidia - nos anais/site Alcar, cadernos de resumos impresso e relatório final do evento anexo).
Participantes - Os Encontros Nacionais da Alcar sempre contam com conferencistas e/ou palestrantes internacionais – americanos, europeus e latinoamericanos – além de nomes nacionais e reconhecidos no campo acadêmico-científico. Os nove encontros da Alcar já reuniram cerca de 3.000 pessoas, entre pesquisadores e ouvintes.
Pesquisas – mais de 1.800 papers foram inscritos e apresentados nos nove encontros.
Vínculos institucionais dos pesquisadores
A partir de estudo qualitativo com foco no evento de 2011, localizamos os pesquisadores que frequentam os Encontros da Alcar:
- As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria dos pesquisadores, seguidas, nesta ordem, pelo Nordeste, pelo Norte e pelo Centro-Oeste;
- predominam vínculos com Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais, situação idêntica às demais áreas do conhecimento e da pesquisa científica no cenário nacional;
- há boa representatividade de IES mais próximas a da sede do Encontro.
Publicações impressas e digitais
Os anais dos nove encontros nacionais estão disponíveis no site da Alcar - http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1 - há livros impressos e e-books organizados com os trabalhos apresentados nos GTs, disponíveis em http://www.ufrgs.br/alcar/publicacoes/livros
Além dessas publicações, a Associação edita um boletim eletrônico bimensal, o Jornal Alcar (disponível http://www.ufrgs.br/alcar/publicacoes/jornalalcar) e duas edições anuais da Revista Brasileira de História da Midia (disponível www.ufrgs.br/alcar/publicacoes/revista).
Prêmio José Marques de Melo
Os encontros da Alcar reservam espaço especial para alunos de graduação e da iniciação científica. Como forma de incentivo e reconhecimento ao trabalho das novas gerações, a Associação instituiu em 2010 o Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, concurso cultural que vem contando com apoio da Globo Universidade. Duas edições – 2011 e 2013 - foram realizadas, em 2015 teremos a terceira edição do prêmio. Regras e informações em http://www.ufrgs.br/alcar/premio-2/premio-jose-marques-de-melo-terceira-edicao-2015 .