Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Tecnologia de alimentos especiais CHOCOLATES

O chocolate

O chocolate é um produto alimentício produzido a partir do cacau, nas suas diferentes formas (massa, manteiga, pó, etc.). Normalmente esses derivados de cacau são misturados com açúcar, leite e outros ingredientes, de acordo com o produto final desejado.

Atualmente, sabe-se que o chocolate tem efeito estimulante, devido à teobromina e à cafeína. Pesquisas recentes tem demonstrado que o chocolate também possui propriedades funcionais, proporcionadas pela presença de catequinas, compostos antioxidantes.

Embora não se tenha conhecimento ao certo da origem do cacau, sabe-se que ele já era consumido no século 16 pelos astecas e maias, antes de ser levado para a Europa, onde adquiriu a forma de consumo que conhecemos atualmente. Seu valor, naquela época era tal que as sementes de cacau eram usadas como moeda pelos astecas.

Não é possível afirmar com precisão quando o cacau foi descoberto, mas acredita-se que os primeiros a utilizar este fruto foram os olmecas, por volta de 1500 a.C., na costa do Golfo do México. Também sabe-se que os maias e os astecas faziam uso do cacau, que era considerado como "alimento dos deuses"; nessa época o cacau era consumido como uma bebida fria, adicionada de diversos condimentos, o "tchocolalt".

Em 1502 Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a experimentar a iguaria e por volta de 1519 Hérnan Cortez iniciou plantações de cacau. Posteriormente, no século 18, o cacau recebeu o nome "Theobroma", que em grego quer dizer alimento dos deuses. Por volta de 1700, a novidade chegou à França e Inglaterra, onde era preparada por monges e freiras. Após receber a adição de leite e açúcar, caiu nas graças dos europeus, se espalhando pelo mundo. E 65 anos depois, conquistou a indústria com o começo de sua produção nos Estados Unidos. Em 1847 foi produzida a primeira barra de chocolate.