BARRA DE CEREAIS DE BANANA

 

Xarope de Glicose

   

    O xarope de glicose é uma composição de açúcares derivados da conversão parcial do amido de milho, tendo como principal constituinte a glicose, mas podendo também ser constituído por outros açúcares.

    O xarope de glicose possui uma propriedade anticristalizante, por aumentar a solubilidade da sacarose e apresentar polissacarídeos complexos que elevam a viscosidade da solução de açúcares. Além disso, por possuir menor peso molecular do que a sacarose, exerce maior pressão osmótica, penetrando mais facilmente nos tecidos das frutas, inibindo o ataque microbiano e os processos fermentativos. Contudo a utilização, de altas quantidades de xarope de glicose, o qual possui conteúdo de água em torno de 20%, pode tornar o produto em que é utilizado pegajoso e adesivo.

    É bastante utilizado na preparação de geléias e no processamento de barra de cereais. Na barra de cereais de banana, as principais funções do xarope de glicose são, provavelmente, adoçar o produto e unir os cereais durante o processamento, facilitando a elaboração das barras.

 

glic.gif (16447 bytes)

Ingredientes

Barra de Cereais

Página elaborada por Adriana Maschio, Aline Broenstrup, Marcelo Passos em janeiro de 2003.