Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Writing /export/var/www/antropi/data/cache/1/16d1e47f684465b75074c2d4ceae39f8.i failed
Unable to save cache file. Hint: disk full; file permissions; safe_mode setting.
Writing /export/var/www/antropi/data/cache/1/16d1e47f684465b75074c2d4ceae39f8.metadata failed

manifesto_wipo
Writing /export/var/www/antropi/data/cache/e/eece47e5a2d113461146c732933bbea8.i failed
Unable to save cache file. Hint: disk full; file permissions; safe_mode setting.
Writing /export/var/www/antropi/data/cache/e/eece47e5a2d113461146c732933bbea8.xhtml failed

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

manifesto_wipo [2008/05/15 19:05] (atual)
leonardo criada
Linha 1: Linha 1:
 +A MANIFESTO ON WIPO AND THE FUTURE OF INTELLECTUAL PROPERTY
 +JAMES BOYLE
  
 +Boyle diz que há erros nas políticas de propriedade intelectual contemporânea e que a WIPO tem um papel importante para corrigi-los.
 +
 +Os direitos de propriedade intelectual não são fins em si mesmos: garantem um sistema descentralizado de inovação, ciência e cultura.
 +Além disso, protege e recompensa inovadores em arte e tecnologia, etc. E SÓ isso é que deveria ser.
 +
 +Faz uma breve apresentação do que é a Wipo e diz que ela deve se reorganizar para garantir o que se propunha.
 +
 +Copyrights e patentes são para expressão e invenção não para idéias e fatos. Estes limites estão se perdendo, enclausurando últimos redutos de domínio público.
 +
 +Apesar das regras serem diferentes entre países, há pressão para uniformização e sempre no sentido de aumentar o rigor.
 +
 +Identifica 2 erros: ligação automática entre direitos de propriedade e estímulo à inovação e a idéia de quanto mais proteção melhor.
 +
 +Chama de ' agenda maximalista ' e fala em 'perda do balanço'. Refere que não é interessante nem para os países desenvolvidos e que é expressão de uma minoria e portanto, pouco democrático.
 +
 +Um tamanho (extra-g) para todos = trips plus quando se começa a falar em flexibilidades trips. O papel da WIPO deveria ser de ajudar os países menos desenvolvidos a aplicar as flexibilidades
 +
 +Reflete sobre diferenças de tratamento e mudanças necessárias com novas tecnologias para que os direitos de ip não sejam só proteção para grandes indústrias.
 +
 +Opina que não devemos deixar de tentar regular a Internet mas que devemos estar mais sensibilizados aos efeitos desta regulação pois as regras que serviam para era da prensa podem não servir agora (exemplo do anonimato para direitos humanos)
 +
 +Analisa potenciais da internet de expressão e educação 'para quem não possui uma emissora de tv' e que a legislação deveria também ver por esse lado e não só o do potencial de pirataria....Diferença de foco entre benefícios e malefícios. O grande benefício seria justamente o que a lei de ip se propõe: estimular a inovação.
 +
 +Exemplifica com a obtenção retrospectiva de direitos sobre bens culturais tradicionais que estariam em domínio público no momento da 'harmonização internacional' das regras.
 +
 +Voltando ao exemplo farmaceutico, ele diz que ao escolher basear as políticas de incentivo a inovação somente na obtenção de patentes estamos optando por menor acesso mundial ao avanços (fala em optar que crianças morram de malária). Critica a exclusividade desta forma de gerar inovação.
 +
 +Fala de alternativas dentro (software livre) e fora (prêmios) do sistema.
 +
 +Fala de "cultura dos direitos" como miopizante.
 +
 +1 - Balanço - Ponto em comum com pensamento ecológico historicamente: não são os direitos que garantem a inovação mas um equilíbrio entre direitos e domínio público. Wipo deveria executar para cada nova expansão de direitos uma análise de impacto "ambiental"
 +2 - Proporcionalidade - custos x benefícios 
 +3 - Desenvolvimento apropriado - wipo deve contrabalançar a tendência de um só tamanho para todos ao longo das mudanças históricas na legislação
 +4 - Participação e transparência
 +5 - Abertura para alternativas
 +6 - tratar a internet como solução não problema
 +7 - neutralidade - ip são ferramentas não finalidades
manifesto_wipo.txt · Última modificação: 2008/05/15 19:05 por leonardo