Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Writing /export/var/www/antropi/data/cache/c/c0acb882b6381eeb97531753b92a8980.i failed
Unable to save cache file. Hint: disk full; file permissions; safe_mode setting.
Writing /export/var/www/antropi/data/cache/c/c0acb882b6381eeb97531753b92a8980.metadata failed

professores_convidados
Writing /export/var/www/antropi/data/cache/c/c0acb882b6381eeb97531753b92a8980.i failed
Unable to save cache file. Hint: disk full; file permissions; safe_mode setting.
Writing /export/var/www/antropi/data/cache/c/c0acb882b6381eeb97531753b92a8980.xhtml failed

Professores Convidados

Pablo Ortellado - USP

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Políticas Públicas, com ênfase em Políticas para acesso a informação, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, movimentos sociais, teoria política, comunicação.

A pesquisa que desenvolve atualmente é: “Acesso ao Conhecimento Científico no Brasil”

O projeto de pesquisa busca avaliar o papel que os direitos autorais exercem restringindo o acesso ao conhecimento científico financiado com recursos públicos no Brasil. Para isso, a pesquisa estudará as revistas científicas, os livros técnico-científicos, os livros didáticos e os softwares, tentando mapear as políticas de direito autoral, as fontes de financiamento e as posições dos diversos agentes que participam da cadeia de produção das revistas, dos livros e dos softwares. A hipótese da pesquisa, a ser testada, é que a maior parte da produção científica protegida por direitos autorais é financiada com recursos públicos e não adota uma política de acesso aberto. Desta forma, o público pagaria duas vezes pelo conhecimento científico: pagaria para produzi-lo por meio das universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento públicas e pagaria para ter acesso a ele comprando as revistas, os livros e os softwares.

Participação em Aula: 18 de Abril

Ricardo de Souza Kuchenbecker - UFRGS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) , mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Coordena a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Suas atividades de pesquisa incluem epidemiologia hospitalar, AIDS e demais doenças infecciosas, avaliação econômica em saúde, políticas de saúde baseadas em evidências e iniciativas internacionais de cooperação técnica em HIV/AIDS.

Participação em Aula: 9 de Maio

Renata Reis - ABIA

Advogada – Assessora de Projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) da Rebrip

Participação em Aula: 30 de Maio

Gabriella Coleman - NYU

Gabriella Coleman é uma antropóloga que estuda o papel do direito e das novas tecnologias na extensão de valores liberais e sustentação de novas formas de ativismo político. Entre 2001-2003 ela conduziu estudo etnográfico sobre “hackers” primeiramente em São Francisco, Holanda, assim como hackers que trabalham em grandes projetos de software livre, como o Debian.

Em 2005-2006 ela foi membro do “Center for Cultural Analysis” da Universidade Rutgers e ano passado realizou um pós-doutorado na Universidade de Alberta. Ela está trabalhando em um livro “Coding Liberal Freedom: Hacker Pleasure and the Ethics of Free and Open Source Software” e está iniciando um novo projeto sobre o ativismo na internet de sobreviventes de instituições psiquiátricas. Ela já foi premiada com muitos prêmios e recursos para pesquisa, dentre eles o da National Science Foundation, da Woodrow Wilson Foundation e do conselho de Pesquisa em Ciências Sociais.

Para maiores informações, visite o blog de Gabriella.

Participação em Aula: 06 e 13 de Junho

professores_convidados.txt · Última modificação: 2008/03/27 14:39 por root

Ferramentas da página