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welcome_to_cyberia [2008/05/22 15:16]
radomsky criada
welcome_to_cyberia [2008/05/22 15:35] (atual)
radomsky
Linha 1: Linha 1:
-Welcome to Cyberia: notes on the anthropology of cyberculture +====== Welcome to Cyberia: notes on the anthropology of cyberculture* ======
-Arturo Escobar+
  
-Current Anthropology, 35, 3, 1994. 
  
- O paper revisa os tipos de análise cultural que estão sendo conduzidas hoje sobre a natureza social, o impacto e o uso de novas tecnologias;+===== Arturo Escobar =====
  
- Proposta: uma antropologia da cibercultura 
  
- Ciência e tecnologia: arenas cruciais para a criação de cultura hoje.+=== Current Anthropology, 35, 3, 1994 ===
  
- Modernidade? Segundo Foucault, o período moderno trouxe arranjos particulares para vida, trabalho e linguagem – multiplicidade de práticas pelas quais a sociedade é produzida, regulada e articulada por discursos científicos.+----
  
- De que modo a cibercultura continua a agir nestes domínios? 
  
- Modernidade: discursos científicos, tecno-ciência; racionalidade técnica como modo de conhecer ser.+O paper revisa os tipos de análise cultural que estão sendo conduzidas hoje sobre a natureza social, o impacto o uso de novas tecnologias;
  
- Portanto, para Escobar o background de práticas e discursos é a Modernidade, apesar das mudanças ocorridas.+Proposta: uma antropologia da cibercultura
  
- Tecno-socialidade: computadores redes (Stone) +Ciência tecnologiaarenas cruciais para a criação de cultura hoje.
- Bio-socialidadebiotecnologia (Rabinow)+
  
-Dois regimes que formam a base do que ele chama de cibercultura. (ambiente tecno-bio-cultural).+Modernidade? Segundo Foucault, o período moderno trouxe arranjos particulares para vida, trabalho e linguagem – multiplicidade de práticas pelas quais a sociedade é produzida, regulada e articulada por discursos científicos.
  
-Novas tecnologias +**De que modo a cibercultura continua a agir nestes domínios?**
  
 +Modernidade: discursos científicos, tecno-ciência; racionalidade técnica como modo de conhecer e ser.
  
-Questões programáticas para a pesquisa antropológica:+Portanto, para Escobar o background de práticas e discursos é Modernidade, apesar das mudanças ocorridas.
  
- Que discursos estão sendo gerados por/em torno de computadores e biotecnologias? Que domínios eles criam? Que construções de realidades (techno-scapes)? Novas formas de pensar e ser?+----
  
- Como estas práticas podem ser estudadas etnograficamente? Que conceitos antropológicos?+**Tecno-socialidade**: computadores e redes (Stone)
  
- Qual o background para entender como as tecnologias emergem? O que ocorre com as perspectivas não-ocidentais quando elas entram em contato com estas novas tecnologias?+**Bio-socialidade**: biotecnologia (Rabinow)
  
- Qual é economia política da cibercultura? Como se reestruturam as relações entre 1º e 3º mundo? Como a automação, as máquinas inteligentes e a biotecnologia transformam os processos de trabalho, a criação de valor?+Dois regimes que formam base do que ele chama de __cibercultura__. (ambiente tecno-bio-cultural).
  
-Temas de discussão e pesquisas em curso +__Novas__ tecnologias 
-        Diferenças no nível tecnológico entre 1º e 3º mundo; +
- Etnografias do fazer científico (conhecimento e poder) +
- Cyborg (AAA) – discussão sobre o corpo e ciberespaço +
- “Borrando” as fronteiras do natural-cultural+
  
-Observação de Escobar (p. 217) 
- O capital vai continuar a jogar um papel crucial na reinvenção da vida e da sociedade. [...] mas não por meio do processo de extração de mais-valia do trabalho ou da industrialização convencional como da capitalização da natureza e da sociedade através da pesquisa científica e do desenvolvimento, particularmente em áreas como a inteligência artificial e a biotecnologia. 
  
-Outras pesquisas (etnografias) +----
- Os antropólogos deveriam focar em cientistas em lugares como laboratórios, corporações alta-tecnologia e centros de design de realidade virtual, e nos usuários (Latour). +
- Subjetividades, tecnologias do self +
- As comunidades em rede de comput. (qual o sentido de comunidade ‘local’?)+
  
- Culturas populares e ciência e tecnologia (imaginários e práticas populares) +__Questões programáticas para a pesquisa antropológica__:
- Tecnologias no cotidiano +
- Comunicação humana mediada por computadores (linguagem e identidade) +
- Economias informacionais (modo de produção – modo de informação, Poster) +
- Sociedade de controle, “cyberocracy”. +
- Propriedade intelectual – variedades de plantas e conhecimentos tradicionais no 3º mundo. +
- Nova dependência – computadores, biotecnologias e informação+
  
- Antropologia e a complexidade+Que discursos estão sendo gerados por/em torno de computadores e biotecnologias? Que domínios eles criam? Que construções de realidades (techno-scapes)? Novas formas de pensar e ser? 
 + 
 +Como estas práticas podem ser estudadas etnograficamente? Que conceitos antropológicos? 
 + 
 +Qual o background para entender como as tecnologias emergem? O que ocorre com as perspectivas não-ocidentais quando elas entram em contato com estas novas tecnologias? 
 + 
 +Qual é a economia política da cibercultura? Como se reestruturam as relações entre 1º e 3º mundo? Como a automação, as máquinas inteligentes e a biotecnologia transformam os processos de trabalho, a criação de valor? 
 + 
 +__Temas de discussão e pesquisas em curso__ 
 + 
 +Diferenças no nível tecnológico entre 1º e 3º mundo; 
 + 
 +Etnografias do fazer científico (conhecimento e poder) 
 + 
 +Cyborgs (AAA) – discussão sobre o corpo e ciberespaço 
 + 
 +“Borrando” as fronteiras do natural-cultural 
 + 
 +---- 
 + 
 +Observação de __Escobar__ (p. 217) 
 +O **capital** vai continuar a jogar um papel crucial na reinvenção da vida e da sociedade. [...] mas não por meio do processo de extração de mais-valia do trabalho ou da industrialização convencional como da capitalização da natureza e da sociedade através da pesquisa científica e do desenvolvimento, particularmente em áreas como a inteligência artificial e a biotecnologia. 
 + 
 +---- 
 + 
 + 
 +__Outras pesquisas (etnografias):__ 
 + 
 +Os antropólogos deveriam focar em cientistas em lugares como laboratórios, corporações alta-tecnologia e centros de design de realidade virtual, e nos usuários (Latour). 
 + 
 +Subjetividades, tecnologias do self 
 + 
 +As comunidades em rede de comput. (qual o sentido de comunidade ‘local’?) 
 + 
 +Culturas populares e ciência e tecnologia (imaginários e práticas populares) 
 + 
 +Tecnologias no cotidiano 
 + 
 +Comunicação humana mediada por computadores (linguagem e identidade) 
 + 
 +Economias informacionais (modo de produção – modo de informação, Poster) 
 + 
 +Sociedade de controle, “cyberocracy”. 
 + 
 +Propriedade intelectual – variedades de plantas e conhecimentos tradicionais no 3º mundo. 
 + 
 +Nova dependência – computadores, biotecnologias e informação 
 + 
 +---- 
 + 
 +**Antropologia e a complexidade**
  
 ? ?
  
-    [crítica de M. Strathern: se nós formos localizar a complexidade não nos efeitos (como o mundo aparece) mas nos instrumentos que produzem os efeitos (a percepção humana), então os antropólogos comentariam que não há vida social que não seja complexa].+[crítica de M. Strathern: se nós formos localizar a complexidade não nos efeitos (como o mundo aparece) mas nos instrumentos que produzem os efeitos (a percepção humana), então os antropólogos comentariam que não há vida social que não seja complexa]. 
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-Antropologia sem primitivos+**Antropologia sem primitivos**
  
 Se é para “reentrar no mundo real” e “trabalhar no presente” (Fox), a antropologia vai ter que lidar com o constante avanço da cibercultura. Ela permite a antropologia se renovar [...]. Se é para “reentrar no mundo real” e “trabalhar no presente” (Fox), a antropologia vai ter que lidar com o constante avanço da cibercultura. Ela permite a antropologia se renovar [...].
  
 Ao final, Escobar pergunta: o que acontecerá com a vida no fim do séc. XX? O que vem pela frente? Ao final, Escobar pergunta: o que acontecerá com a vida no fim do séc. XX? O que vem pela frente?
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 +* esquema de apresentação em ppt
  
welcome_to_cyberia.txt · Última modificação: 2008/05/22 15:35 por radomsky