Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Material de Apoio Revitalização do Arroio Cheong Gye Cheon

Revitalização do Arroio Cheong Gye Cheon

Reviralização do Rio Cheong Gye Cheon

 

 

coreia1

 

Apesar de, durante séculos, o rio Cheong Gye Cheon ter abastecido a população coreana de água potável, acabou tornando-se, no século XX, uma vitrine do flagelo local.

Com a separação entre a Coreia do Norte e a do Sul, após a Segunda Guerra Mundial, o arroio recebeu diversos imigrantes que se instalaram no seu entorno, aumentando drasticamente o número de moradias irregulares no local.

 

coreia3

 

Poluído e com o nível da água cada vez menor, o rio Cheong Gye Cheon representava um grande problema de saneamento em Seul.

 

coreia5

 

Em um processo acelerado de industrialização, foram concluídas, na década de 1970, as obras do primeiro viaduto sobre o Rio Cheong Gye Cheon. 

 

coreia7

 

 Em 1976, então tapado por uma grande avenida e um viaduto, o arroio secou e deixou de ser parte integrante de Seul, sumindo da vista de seus habitantes. Além disso, milhares de vendedores ambulantes se instalaram no local.

 

obras seul

 

Em 2002, o então prefeito de Seul, Lee Myung-bak, deu início às obras de revitalização do canal. Primeiro, foram retirados a avenida e o viaduto, bem como definidas alternativas para realocar os comerciantes irregulares.

 

 coreia8

 

Embora as águas originais do arroio Cheong Gye Cheon já tivessem secado, a água foi reposta e mantém-se limpa em todo o seu curso.

 

xcoreia13

 

O envolvimento da população foi essencial para o êxito do projeto. Os ladrilhos componentes dos taludes do arroio foram decorados por famílias coreanas, que viram na iniciativa a possibilidade de fazer parte da história da cidade.

 

coreia9

 

As obras foram concluídas em 2005. A população coreana passou a entrar em contato com o arroio, transitando pelo seu entorno e usufruindo de espaços de lazer na orla do canal.

 
 

 coreia99

 

Apresentação do projeto de revitalização

 

Assista ao vídeo da implementação do projeto (Seoul: the stream of consciousness)

 

 

Ações do documento