Você está aqui: Página Inicial

Seja Bem Vindo

O Departamento de Astronomia e o Grupo de Pesquisa em Astrofísica do Instituto de Física conta atualmente com 11 professores que, juntamente com professores colaboradores, post-docs e alunos de pós-graduação formam um grupo de cerca de 40 pesquisadores em astronomia e astrofísica. A maioria dos docentes são pesquisadores do CNPq, sendo 3 membros da Academia Brasileira de Ciências.

 

História do Departamento

A Astronomia na UFRGS existe antes mesmo da formalização institucional da Universidade (fundação do Observatório em 1908, criação da UFRGS em 1934). Em 1971, no quadro da reestruturação das universidades federais, o Instituto de Física recebeu as atribuições didáticas que até então estavam a cargo da Faculdade de Filosofia. Pelo novo estatuto da UFRGS, o número mínimo de departamentos em uma Unidade Universitária seria de dois, já existindo o Departamento de Física. Em conseqüência, considerando que já existia na UFRGS uma atividade consolidada em Astronomia, foi criado o Departamento de Astronomia, ligado ao Instituto de Física, o qual também passou a administrar o Observatório Astronômico.

A primeira reunião do Departamento de Astronomia ocorreu em 22 de março de 1971, e significativamente, teve como local o prédio principal do Observatório do Morro Santana, na época em final de construção. Participaram desta reunião os professores: José Carlos Haertel, Edemundo da Rocha Vieira, Vitor Francisco de Araújo Haertel, e Jorge Alberto Castro de Faria. Estiveram presentes, também, os bolsistas do Instituto de Física, Rogério Livi e Silvia Helena Becker Livi. Nesta reunião foi eleito o primeiro Chefe do Departamento (Prof. José Carlos Haertel), e foram dadas as providências para consolidar as atividades de ensino, pesquisa, e extensão em Astronomia na UFRGS, incluindo: a decisão de construir um fotômetro estelar (inicialmente com o apoio do Observatório de La Plata, Argentina); o aprimoramento do quadro de pesquisadores e o início da pós-graduação (com a vinda, aprovada nesta reunião, dos doutores Federico Strauss e Zulema Abraham); e o oferecimento da disciplina "Introdução à Astronomia", a cargo do Prof. Edemundo.

O advento da moderna Astrofísica na UFRGS, nestas circunstâncias, deveu-se à criação do Departamento, à qualificação do quadro de docentes e pesquisadores, e à inauguração do Observatório do Morro Santana.

O Departamento de Astronomia e o Observatório Astronômico fazem parte do Instituto de Física, que completou 50 anos em 2009 e faz parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Texto: Prof. Dr. Jorge Ricardo Ducati.

« Julho 2014 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031