Você está aqui: Página Inicial

Projeto AVATAR

 

Resumo

A tecnologia de informática e comunicação atualmente permite criar material educacional digital usando multimídia com interatividade que torna mais efetivos os ambientes de ensino-aprendizagem apoiados na Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A disponibilidade crescente de laboratórios de Informática nas escolas contrasta com a carência de laboratórios para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem nas escolas de primeiro e segundo grau. Laboratórios virtuais, usando ambientes imersivos começam a surgir e soluções usando inclusive software livre surgiram, tal como o ambiente Open Simulator.

Neste sentido o presente projeto pretende investigar, testar e promover a capacitação para o uso de laboratórios virtuais em ambientes imersivos. O projeto busca estimular o desenvolvimento de objetos multimídia interativos para o ambiente imersivo Open Simulator que é um software livre e implementa um ambiente aberto no qual é possível adicionar cenários compostos de artefatos virtuais que podem ser manuseados pelos usuários.

O projeto e desenvolvimento desses recursos, mesmo considerando o uso de modernas ferramentas de autoria, demandam um complexo arranjo de habilidades multidisciplinares e no âmbito do projeto serão desenvolvidos objetos completos que permitam a realização de experimentos e objetos básicos que possam ser usados na construção de novos experimentos (componentes com comportamentos reativos que respondam à ações de interatividade do usuário).

Clique na imagem para assistir a um vídeo do projeto

O projeto que compreende os tópicos relatados acima, foi intitulado de Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto), o qual tem como objetivo implementar formas de oportunizar a aprendizagem por meio de laboratórios virtuais através de mundos virtuais, mais especificamente a plataforma Open Simulator. Para isso, congrega o uso de diversas tecnologias que viabilizam a interação dos seus usuários com conteúdos didáticos.

Alguns trabalhos que estão sendo realizados:

  • Mundo Virtual: estão sendo construídos experimentos e simulações sobre leis da física, onde os usuários podem acessar e visualizar as diferentes reações em cada uma das simulações executadas, bem como interagir alterando os parâmetros de execução e verificar conteúdos relacionados com os experimentos.
  • Realidade Aumentada: está sendo desenvolvimento um aplicativo para dispositivos móveis (Android e iOS) com recursos de realidade aumentada, para auxiliar os estudantes na visualização dos fenômenos físicos e contribuir no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Para encontrar o aplicativo, digite "avatAR UFRGS" em ambas as lojas.
  • Chatterbot Atena: está sendo desenvolvida uma agente conversacional denominada Atena (Agente Tutor para Ensino e Navegação no Ambiente).
  • Chatterbot Metis: está sendo desenvolvida uma agente conversacional denominada Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora).
  • FastAIML: está sendo implementada uma ferramenta para auxiliar na construção de classes AIML para a população de bases de conhecimentos de chatterbots.
  • AGATA (Automatic Generation of AIML from Text Acquisition): está sendo desenvolvido um sistema de geração de base de conhecimento em AIML a partir da análise e tratamento de corpus linguístico (saiba mais).
  • EducaBots (Chatbots Educacionais), aplicativo Android contendo os quatro chatbots, bem como uma apresentação de suas funcionalidades.
  • Chatterbot Estevam (Estagiário Técnico Virtual para a Aprendizagem de Matemática Financeira)
  • Chatterbot Escriba (Especialista no Suporte à Criação de Bagagem Acadêmica)

 

Participantes

Publicações

Vídeos