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FAQ

Dúvidas Frequentes


1. Quanto tempo posso ficar com um livro?

2. Posso retirar livros sem apresentar meu cartão de identificação?

3. Não possuo vínculo com a Universidade, posso retirar livros?

4. Sou aluno de outra Universidade, posso retirar livros?

5. Como renovo um livro?

6. Como faço uma reserva?

7. Tenho um livro em atraso, posso retirar outro?

8. Qual o valor da multa?

9. Tenho multa, posso retirar livros?

10. Posso digitalizar o comprovante de pagamento e a guia e solicitar a baixa da multa por e-mail?

11. Posso imprimir meu boleto para pagamento de multa na Biblioteca?

12. Como localizo um livro na estante?

13. Como localizo um periódico?

14. Qual a senha para empréstimo?

15. É possível trocar a senha?

16. O que significam as siglas CDR, M, F, T, P A/Z e R?

17. Posso acessar as bases de dados fora das imediações da UFRGS?

18. Posso comer e beber na Biblioteca?

 

 

 


 

 

 

 

1. Quanto tempo posso ficar com um livro?

Depende de qual o seu tipo de vínculo com a universidade e de qual o tipo de material (status) que você quer retirar:

Status do item

Alunos de graduação

Alunos de pós-graduação

Alunos de vínculo temporário

Professores (ativos)

Regular

7 dias

14 dias

7 dias

14 dias

Diário

1 dia

1 dias

1 dia

1 dia

Consulta Local

3 horas

3 horas

3 horas

3 horas

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2. Posso retirar livros sem apresentar meu cartão de identificação?

Não, empréstimo domiciliar apenas para usuários cadastrados e com o cartão de identificação da UFRGS.

(ver Resolução UFRGS 936 – 17/04/2006).

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3. Não possuo vínculo com a UFRGS, posso retirar livros?

Não, neste caso somente poderá consultar os livros na biblioteca.

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4. Sou aluno de outra universidade, posso retirar livros?

Não. No entanto, você pode entrar em contato com a biblioteca de sua universidade e solicitar que seja feito empréstimo entre bibliotecas.

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5. Como renovo um livro?

Para renovar um item é necessário entrar na página do SABi-UFRGS (http://www.sabi.ufrgs.br/), e seguir estes passos:

  • clicar em “Renovação/Débitos”, que localiza-se no canto superior direito da página;
  • digitar sua identificação (número do cartão UFRGS), senha da biblioteca e clicar em “Enviar”;
  • clicar em “Renovar todos”;
  • conferir a data de devolução.
  • clicar em “Encerrar sessão”, que localiza-se no canto superior direito da página.

 

Não há limite de renovações para um item.
Não é possível renovar itens (mesmo que a data de devolução esteja em dia) quando outro item emprestado está em atraso.

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6. Como faço uma reserva?

Para reservar um item é necessário entrar na página do SABi-UFRGS (http://www.sabi.ufrgs.br/), e seguir estes passos:

  • clicar em “Identificação”, que está localizado no canto superior direito da página;
  • digitar sua identificação (número do cartão UFRGS), senha da biblioteca e clicar em “Enviar”;
  • pesquisar o item desejado;
  • clicar no botão “Clique aqui para ver os itens”;
  • se todos os item estiverem emprestados, clicar em “Reservar”, junto ao item de sua preferência, e confirmar a reserva;
  • acompanhar sua reserva pelo Portal; quando a reserva estiver disponível, o sistema também enviará um email de alerta como cortesia.

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7. Tenho um livro em atraso, posso retirar outro?

Não. Itens em atraso bloqueiam qualquer tipo de empréstimo no sistema.

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8. Qual o valor da multa?

A multa é estipulada pela Administração Superior da UFRGS, de acordo com a Portaria nº 345, de 31 jan. 2007:

a) Acervo em geral: multa por dia de atraso, inclusive sábados, domingos e feriados: R$1,20 (um real e vinte centavos);

b) Material de consulta local: taxa por hora de atraso, inclusive sábados, domingos e feriados: R$1,20 (um real e vinte centavos).

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9. Tenho multa, posso retirar livros?

Desde que sua multa não ultrapasse o valor de R$ 6,00 (cinco reais).

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10. Posso digitalizar o comprovante de pagamento e a guia e solicitar a baixa da multa por e-mail?

Sim, envie os comprovantes digitalizados para o e-mail: bibdir@ufrgs.br

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11. Posso imprimir meu boleto para pagamento de multa na Biblioteca?

Não. A Biblioteca não dispõe de impressora para esse serviço.

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12. Como localizo um livro na estante?

Após pesquisar no SABi, deve-se anotar o numero de localização do item.

Exemplo: 347.6 O47c 2012.

Esse número é a etiqueta na lombada do livro e constitui-se da seguinte forma:

347.6 = Classificação do assunto (Direito de Família)

O47c = notação de autor, composta pela inicial do sobrenome do autor + número do autor + inicial do titulo do livro. (O Oliveira, José + 47 + c Curso de Direito de Família.).

2012 = ano do livro

Então, para encontrar o livro procurado, deve-se localizar primeiro a classificação do assunto e em seguida a notação de autor.

 

Caso não consiga encontrar o livro que procura, peça ajuda aos funcionários da Biblioteca.

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13. Como localizo um periódico?

Pesquise no catálogo online se a Biblioteca possui o fascículo do periódico que você deseja e se este está disponível para empréstimo. Anote o título, volume, número e ano do periódico, bem como a sua localização da estante. A seguir, siga para a seção de Periódicos da Biblioteca; ali, os materiais estão organizados por ordem alfabética de título, e, dentro deste, por ordem cronológica.

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14. Qual a senha para empréstimo?

Caso não tenha efetuado troca, a senha é a data de nascimento com 8 dígitos – DDMMAAAA.

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15. É possível trocar a senha?

Sim. Acessando a Portal do Aluno (http://www.ufrgs.br/ufrgs/aluno) na pasta Senhas - SABi (Biblioteca).

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16. O que significam as siglas CDR, M, F, T, P A/Z e R?

CDR: CD-ROM - Encontra-se junto ao balcão de empréstimo.
M: Monografia.
F: Folheto - Encontra-se em caixas com numeração progressiva antes do acervo de periódicos.
T: Dissertações e Teses - Localizam-se no setor de periódicos antes da coleção de Folhetos.
P A/Z: Periódico (revista) - Encontra-se em ordem alfabética do título.
R: Referência - Documentos de consulta rápida. Ex.: enciclopédia e dicionário.

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17. Posso acessar as Bases de Dados fora das imediações da UFRGS?

Sim. Para ter acesso aos portais e bases de dados assinadas pela UFRGS, fora do ambiente da universidade, é necessária a configuração de Proxy de sua máquina. Clique aqui para acessar o tutorial de configuração de Proxy.

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18. Posso comer e beber na Biblioteca?

Não. O consumo de alimentos e bebidas no interior da Biblioteca pode acarretar danos aos livros que estão sendo utilizados. Tendo em vista que todo o acervo é considerado patrimônio, é nosso dever zelar por eles. E em caso de danos ocasionados por alimentos e bebidas o usuário ficará responsável pela substituição do bem danificado.

 

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Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Biblioteca da Faculdade de Direito da UFRGS
Av. João Pessoa, 80, 1º andar, Campus Centro
CEP: 90040-000, Porto Alegre-RS - Brasil
Fone: 55(51) 3308-4726/3480 - E-mail: bibdir@ufrgs.br