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Como funciona o empréstimo

  • O que preciso para retirar um item da biblioteca?

Apenas apresentar o cartão de identificação da universidade.

 

  • Quantos dias posso permanecer com o material emprestado?

Coleção Geral:  7(sete) dias
   
Consulta Local e Material de Referência: 3(três) horas

Periódicos: 7(sete) dias

  • Como faço para verificar as datas de devolução dos materiais na Biblioteca?    

Através da consulta ao link identificação usuário no endereço eletrônico www.sabi.ufrgs.br.
 

  • Outro usuário pode devolver o livro que está em meu cadastro?    

Sim, já que a devolução é feita através do código de barras do exemplar sem necessitar de informações pessoais do usuário.

 

  • Como faço para reservar um livro?

A reserva de livros deve ser feita pelo próprio usuário, através da Internet, no endereço www.sabi.ufrgs.br, clicando no termo “reservar” ao lado da descrição do exemplar emprestado.

 

  • Posso reservar um material que está disponível no acervo?

Não, pois o material bibliográfico somente poderá ser reservado caso todos os seus exemplares estejam emprestados. A reserva, também, só é possível para itens de bibliotecas onde o usuário já estiver habilitado.

  • Como fico sabendo que minha reserva está disponível?

O usuário receberá o aviso da disponibilidade da obra pelo e-mail e terá um prazo de 2 (dois) dias para retirar o material. Expirado este prazo, a reserva será cancelada. A disponibilidade da reserva também poderá ser verificada através da consulta ao link identificação usuário no endereço www.sabi.ufrgs.br.

 

  • Como faço para renovar um material?

O empréstimo poderá ser renovado pela Internet, no endereço www.sabi.ufrgs.br. Não é possível a renovação por telefone.

 

  • Posso renovar empréstimos que estão em atraso?    

Não. Deve-se primeiro efetuar a devolução do material, sanar o débito gerado pelo atraso (se superior a R$ 5,00) e, caso não existam reservas, fazer um novo empréstimo.

  • Quantas vezes é possível renovar um material?

O empréstimo poderá ser renovado tantas vezes quantas o usuário necessitar, desde que o status do item permita renovação, que não esteja reservado, que o usuário não esteja com item em atraso, em débito de pagamentos de multas e/ou reposição de itens com o SBU, com cadastro expirado ou qualquer outro impedimento.

  • Como faço para atualizar meu e-mail para receber mensagens da Biblioteca?    

O endereço de e-mail pode ser alterado pelo próprio usuário no Portal do Aluno ou Portal do Servidor no site da UFRGS.

  • Qual o valor da taxa para materiais entregue em atraso?

Será cobrada taxa por atraso na devolução do material emprestado a todos os usuários independente da categoria. O valor cobrado é o mesmo em todas as bibliotecas da UFRGS: R$1,00 conforme PORTARIA nº 176 de 24/01/2006. O valor a ser pago será calculado conforme o status do material e serão considerados os sábados, domingos e feriados.

COLEÇÃO GERAL: Taxa por dia de atraso
CONSULTA LOCAL e REFERÊNCIA: Taxa por hora de atraso
Como pagar?     Acesse: http://pt.scribd.com/doc/45842974/PAGAMENTO-DE-TAXAS

  • Posso pagar a taxa sem trazer o material que está em atraso?     Não, pois o sistema só gera o valor a ser pago, após devolução do material.
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