A- | Reset | A+

Sobre a Biblioteca do Instituto de Geociências

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Dom, 17 de Julho de 2011 18:20

A Biblioteca do Instituto de Geociências comemora 50 anos de intensa atuação junto à comunidade de usuários do Instituto de Geociências da UFRGS.

Breve histórico

A Biblioteca do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IGeo/UFRGS, foi criada paralelamente a fundação da Escola de Geologia, em 11 de janeiro de 1957. Está vinculada administrativamente à Direção do IGeo/UFRGS e tecnicamente à Biblioteca Central, órgão que gerencia o Sistema de Bibliotecas da UFRGS - SBU, e estabelece a política biblioteconômica para as bibliotecas que o compõe.

Objetivo

Tem como objetivo dar suporte informacional as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Instituto de Geociências.

Missão

Prover e disponiblizar informação bibliográfica e outros recursos informacionais, subsidiando os programas acadêmcios, bem como contribuir para a educação universitária e formação profissional do indivíduo, visando a aplicação do conhecimento adquirido no desenvolvimento da sociedade.

Área Física

Neste sentido, a Biblioteca conta com uma área física de 513m², distribuídos em espaço amplo para leitura coletiva, salas de estudo em grupo e individual, mapoteca e fototeca, biblioteca virtual, sala de obras raras e preciosas, oficina para conservação e restauro de documentos e acervo de livros e periódicos, setor de circulação de material bibliográfico, bem como a sala destinada aos serviços de processamento técnico e administrativos. Além disso, o ambiente conta com climatização adequada, o que possibilita maior preservação e conservação do acervo documental. Possui uma Comissão Assessora, constituída pela chefia da biblioteca professores e alunos representantes das áreas de Geologia, Geografia e Engenharia Cartográfica, com as funções de auxiliar na seleção e descarte de material bibliográfico e de colaborar na obtenção de recursos financeiros visando incrementar o acervo e serviços da biblioteca.

O Acervo

O acervo da Biblioteca totaliza mais de 40.000 itens informacionais, sendo considerada a segunda maior biblioteca em Geociências no País. Seu acervo é composto por livros, periódicos técnico-científicos, materiais cartográficos, fotos aéreas, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso de graduação e documentos em meio digital. Este universo de materiais bibliográficos, está diretamente vinculado aos campos de ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa desenvolvidos no IGeo/UFRGS. Assim, o incremento do acervo documental objetiva contribuir para a educação em ciências da terra e formação profissional do aluno. Nesse sentido, foi instituído o Programa de Aquisição de Bibliografia Básica - BIBLIOGRAD, que visa atender a demanda de acervo documental do ensino de graduação. Demanda esta, oriunda da aquisição de obras atualizadas e em número suficiente para atender a quantidade de alunos matriculados por disciplina nos currículos acadêmicos da Universidade. A execução do programa é realizada através das sugestões indicadas nos planos de ensino das disciplinas ministradas pelos docentes.

O Acesso ao SABI e a Internet

A Biblioteca disponibiliza computadores conectados à Internet, ampliando desta forma os serviços de recursos informacionais aos usuários possibilitando a estes o acesso as bases de dados nacionais e internacionais bem como aos E-books em texto completo. Além, da rede institucional a biblioteca também oferece aos seus usuários acesso livre e aberto a Internet através de uma rede sem fio wireless. Para consultar o catálogo on-line SABi existem computadores para acesso exclusivo ao acervo da Universidade. Com o uso deste catálogo é possível realizar pesquisas bibliográficas, renovação e consulta de seu próprio histórico de circulação de empréstimo nas bibliotecas do SBU. Entre os principais programas cooperativos que a biblioteca está inserida, destacam-se o Catalogo Coletivo Nacional e Publicações Periódicas - CCN e o Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT, coordenados pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Informação – IBICT. O primeiro permite a localização de publicações periódicas em instituições nacionais e, o segundo, possibilita obter cópias de documentos sejam eles artigos de periódicos, teses, capítulos de livros, anais de congressos entre outros, não localizados nas bibliotecas da UFRGS nem no Portal de Periódicos Capes e disponibilizados em outras bibliotecas do país. Para isso, é preciso preencher o formulário de cadastro no sistema e outro de pedido, preenchidos a mão ou on-line no site da Biblioteca. Ainda é possível ao usuário solicitar documentos em bibliotecas internacionais, sendo este serviço de comutação bibliográfica internacional realizado através da British Library pela Biblioteca Central da UFRGS.

Usuários

Os usuários da Biblioteca do IGeo são os alunos dos cursos de Geologia, Geografia, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Minas e Metalurgia, Agronomia, Arquitetura, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, História, Física, Química e Matemática, da UFRGS. Além de usuários externos, como profissionais liberais, empresas públicas e privadas, e outras instituições de ensino, para os quais é franqueado o uso de seu acervo para consulta local e aos demais serviços de informação prestados pela Biblioteca.

 


Última atualização em Sex, 23 de Novembro de 2012 14:31